• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • 10 dicas para economizar durante a faculdade

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




30/10/2018

10 dicas para economizar durante a faculdade

A vida universitária está gastando todo o seu dinheiro? A bolsa do estágio não está sendo suficiente?  Além da mensalidade, existem os gastos com cópias, transporte, coxinhas da cantina (quem nunca?), entre outros que sabotam a vida econômica dos estudantes.

Mas, calma! As Faculdades da Indústria elaboraram os "10 mandamentos do aluno universitário que precisa economizar". Confira:

1. Você não precisa de tudo novo

Os livros e equipamentos são os itens mais caros da vida universitária. Os sebos são uma boa alternativa, lá você encontra os mais diversos títulos por um preço bem mais em conta. Até mesmo nas plataformas online de venda de livros estão disponibilizando versões usadas como forma de tornar a leitura mais acessível.  

Os veteranos do curso também podem ser outro recurso. Às vezes, eles nem usam mais alguns livros ou equipamentos, e podem vender por um preço bem bacana! Nem sempre os equipamentos de segunda mão estão em más condições - pelo contrário. Converse com eles.

2. A sustentabilidade é o melhor caminho

Seja um estudante digital ou vá a biblioteca da faculdade! Tirar cópias ou imprimir TODOS os textos que os professores mandam, é pedir para que o dinheiro acabe rapidinho. Baixe e-books e PDF's da internet ou frequente mais a biblioteca da sua faculdade.

3. Apego só com pessoas 

Seja desapegado! Roupas, livros e outros objetos que você não utiliza mais, não precisam ficar mofando nas prateleiras. Faça uma limpeza no seu quarto e separe os itens que você possa vender (é importante que estejam preservados, né?). Procure grupos nas redes sociais que você possa divulga-los ou até mesmo entre os amigos e colegas mais próximos!

4. Procure outras alternativas sempre

"Eu preciso disso? Se preciso, tenho dinheiro? Há uma maneira de fazer de graça? Preciso exatamente agora?". Esses são questionamentos que devem percorrer a sua cabeça em quase todas as decisões que envolverem uma quantia de dinheiro expressiva. Nem tudo que queremos, nós precisamos. Nem tudo precisa ser comprado, pode ser emprestado. Nem tudo tem que ser agora, podemos adiar algumas coisas.

5. As caronas vão salvar o mundo

Além de diminuir o trânsito nas cidades, a carona também diminui os gastos dos envolvidos! Se você vai de carro para a faculdade, procure outros estudantes que moram perto de você para dividir os gastos dom combustível. Se o seu meio de transporte é o público, procure quem vá de carro, há uma boa chance dessa divisão de gastos trazer muitas vantagens. 

6. Comida só se compra em mercado

Se você é um estudante que entra em lanchonetes ou em lojas de conveniência de postos para comprar lanches e bebidas, vamos mudar esse hábito! Comprar os alimentos no mercado sai bem mais em conta, além de possuir uma variedade muito maior de produtos. Tente se organizar para fazer comprar semanais no mercado, assim não precisará ir de última hora, no primeiro lugar que encontrar.

7. A marmita é o caminho

Um hábito que gasta muito dinheiro é o de comer fora. Agora que você já entendeu que comida só se comprar no mercado (e vai fazer isso semanalmente), poderá preparar as suas próprias refeições para evitar que precise comprar comida na rua, se ficar com fome. Invista na bolsa térmica, ela vai deixar o seu alimento na temperatura ideal!

8. Anote seus gastos e os priorize

O primeiro passo para o estudante começar a ver o seu dinheiro render é anotando os valores que gasta e para onde está indo. Ao criar uma lista, você começa a identificar um perfil de gasto e, consequentemente, pode priorizar o que entende como mais importante. Elabore uma planilha de acordo com as suas principais necessidades e escale de maneira que as de prioridade mais baixa você possa cortá-las, em caso de emergência.

9. Débito antes de crédito

Procure pagar as suas compras sempre à vista. O cartão de crédito dá uma falsa sensação de que podemos ir comprando e que está tudo certo. Pelo contrário, se você não tiver um controle muito bom dos seus gastos, o mais fácil a acontecer é ficar endividado. Mas se for inevitável, procure um cartão de crédito com as menores taxas ou, melhor ainda, sem taxa nenhuma!

10. A carteira de estudante é o seu objeto mais valioso

"Ai, mas eu também preciso viver, ir ao cinema, teatro, sair de casa". Sim, estudante não precisa também só viver trancado em casa para economizar. Há maneiras de economizar, mesmo saindo: USE E ABUSE DA SUA CARTEIRINHA DE ESTUDANTE! Dê prioridade aos lugares que aceitem as carteirinhas como forma de diminuir o pagamento da entrada. Show, teatro e cinema são alguns exemplos em que estudantes pagam meia entrada.

Conteúdos Relacionados


4 Filmes para inspirar os estudos na vida universitária
4 canais do Youtube para planejar a sua vida financeira

6 hábitos para fazer você render mais no trabalho