Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




ENSINO SUPERIOR21/10/2016

Como escolher a pós-graduação

Saiba como definir qual curso fazer após terminar a graduação

pos

Entre as etapas de escolha profissional, não podemos esquecer da pós-graduação. Após terminar uma faculdade, muitos profissionais têm dúvidas sobre como dar continuidade nos estudos. Outros se questionam mesmo quando já estão em plena atuação na carreira.

Para o coordenador da Escola de Gestão da Faculdade da Indústria IEL, João Sousa, fazer uma pós é uma iniciativa sempre bem-vinda na vida profissional, isso porque ela amplia a rede de contatos de uma forma geral. “Não espere muito tempo para buscar uma especialização. Se possível já faça no ano seguinte ao término da graduação. Por meio desses cursos se faz contatos com profissionais que já estão na área escolhida”, destaca.

João alerta que é preciso optar por uma pós que tenha relação com o seu objetivo de vida e carreira e não somente com o momento presente. “A escolha deve ser baseada no que a pessoa gosta mesmo de fazer e dessa forma ela se tornará um profissional com um perfil de excelência. Essa escolha não deve ser orientada apenas no momento presente da carreira, mas sim em áreas que a pessoa queira realmente se aprofundar”.

Outra dúvida que surge é entre cursar um MBA, um mestrado ou uma especialização. Segundo João, os três são ótimas opções. Ele explica que o MBA, como já diz na própria sigla, Master of Business Administration, está mais relacionado ao profissional que busca a gestão. Já a especialização é mais para o profissional quer estreitar o conhecimento em determinada área, “se tornar um especialista”.

Para optar por um e outro, João explica que é necessário novamente olhar para o futuro. “Que carreira o profissional quer seguir. Se for em formato vertical, caminhando para uma gestão de equipes, o MBA é fundamental. Já para afinar conhecimentos em determinado setor, a especialização é indicada. O profissional que faz uma pós de cada modalidade também sai ganhando”.

E em relação ao mestrado? Para João, com os mestrados profissionais, esse tipo de pós-graduação deixou de ser direcionada apenas para quem quer trabalhar na área acadêmica. “Muitas empresas e indústrias contratam mestres. E devemos lembrar que se a pessoa se preocupa e tem interesse em aprender continuamente, se destaca perante os demais e tem mais chances de uma promoção e reconhecimento”, finaliza.

Agora que você já sabe de onde deve partir a escolha da pós-graduação, conheça os cursos ofertados pela Faculdade da Indústria IEL. São diversas opções em área de gestão, recursos humanos, finanças e direito, ofertadas em duas unidades: Curitiba e São José dos Pinhais. Saiba mais.