Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/05/2016

5 dicas básicas para escolher o curso de graduação

Conheça suas habilidades e competências para fazer escolhas assertivas

Escolher um curso de graduação não é uma tarefa fácil. São muitas as opções e possibilidades de carreira e por isso é normal ter muitas dúvidas. Afinal, é por meio do curso de graduação que se dá o primeiro passo para a vida profissional. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Autoconhecimento e percepção de potenciais

autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante na hora da escolha de um curso. Conhecer quais são as suas afinidades e seus potenciais podem ajudar a identificar carreiras que mais se aproximam dos seus potenciais.

Para ver se o que você percebe de si mesmo é o mesmo que os outros percebem, invista em uma conversa com pessoas próximas – amigos e família – e peça para citarem três características que eles notam em você. É possível que as respostas surpreendam.

Mapear competências

foco
Nessa etapa de reflexão é preciso entender quais são as competências e habilidades que são mais fortes em você. É necessário também refletir sobre quais são as habilidades que você tem hoje e quais são aquelas que você vai precisar desenvolver, dependendo do curso e do caminho escolhido.

Trocar ideias com profissionais da área escolhida

trocar ideias
Muitas pessoas acabam escolhendo carreiras sem saber exatamente o que faz um profissional formado naquela área. Então, vale muito a pena dedicar um tempo para buscar alguns profissionais e marcar um horário para bater um papo sobre a profissão que você quer seguir. Ver a prática de perto vai fazer você perceber se tem mais ou menos afinidade com aquela área escolhida.

Participar de feiras de profissões

feira

Geralmente em períodos próximos de vestibular, instituições de ensino promovem feiras de profissões.Vale a pena participar e conversar com alunos e professores dos cursos que você escolheu e pretende conhecer melhor.

Procurar ajuda de um orientador de carreira

vestiba
Atualmente muitos profissionais trabalham diretamente para ajudar pessoas a encontrar suas habilidades e seguirem um caminho mais relacionado com suas próprias características. Se mesmo após essas dicas restarem dúvidas, você pode ir em buscar de uma orientação de carreira.