Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




19/05/2016

Saiba identificar suas habilidades na hora de escolher entre humanas ou exatas

Mercado dinâmico faz profissões se interligarem e exige profissionais com multiconhecimentos

humanas ou exatas

Escolher um curso mais ligado aos números ou à escrita e leitura? Em um primeiro momento parece fácil decidir. Basta identificar se existem competências mais apuradas para um lado ou para o outro. Esse é a primeira reflexão que se deve fazer. Mas é preciso ter em mente que o mercado de trabalho mudou. Foi-se o tempo em que alguém fazia algum curso voltado à engenharia e só trabalharia com números a vida toda. O mercado cada vez mais dinâmico faz profissões se interligarem e exige profissionais com multiconhecimentos. 

Hoje é comum nas organizações engenheiros que são excelentes gestores e guiam grande equipes, já que desenvolveram habilidades nessa área, ou mesmo profissionais de recursos humanos, por exemplo, envolvidos com grandes planilhas e orçamentos, já que descobrem uma grande habilidade com números ao longo da carreira.  

Por isso, fique tranquilo (a). Se você optou por um curso de graduação em exatas ou humanas, busque desenvolver habilidades que vão além da sua área de formação. Essa ação vai permitir você conhecer novas áreas e sair da sua zona de conforto. Você vai poder se desafiar, desenvolver outras habilidades e ser um profissional mais completo em relação à competências diversas. 

Como em um mosaico, é importante identificar quais são as suas características, habilidades e valores e agrupá-las para encontrar a área que mais tem a ver com você. É um grande quebra-cabeça, no qual tudo vai se encaixando e ajudando nas melhores escolhas de carreira ao longo da vida. Separe um tempo para refletir sobre isso. Anote, planeje, seja protagonista das suas escolhas.

Se você quer muito um curso de exatas, mas não se dá tão bem com os números, não é o fim do mundo. A dica aqui é persistência. Quando se quer muito algo, é possível passar por cima das dificuldades e conquistar o que se quer. 

Fique de olho no futuro. Muitas carreiras que não existem hoje vão passar a existir em cinco ou dez anos. Por isso é importante sempre estar ligado nas novidades que surgem no mercado de trabalho.

Você sabia que existem nove grandes áreas de cursos de Ensino Superior, classificados pelo CNPq, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico?
Isso quer dizer que você tem muito mais opções do que Ciências Humanas ou Exatas, como Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Ciências da Saúde, entre outras. 

 

Leia mais: 

vestibular  Cinco dicas básicas para escolher o curso de graduação
vestiba  Inscrições abertas para o vestibular de inverno da Faculdade da Indústria IEL