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04/04/2019

Projeto de integração das Faculdades da Indústria recebe prêmio nacional

Prática desenvolvida pelo campus de São José dos Pinhais foi contemplada com a prata no PNGE 2019

A prática de integração entre áreas, desenvolvida pelas Faculdades da Indústria do campus de São José dos Pinhais, foi contemplada com a prata no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE 2019), categoria Gestão Administrativa e de Comunicação, modalidade Ensino Superior. O prêmio, que está em sua 12ª edição, tem como objetivo reconhecer as melhores práticas educacionais aplicadas no Brasil.  

A cerimônia de premiação aconteceu no GEduc - XVII Congresso Nacional de Gestão Educacional, realizado de 27 a 29 de março de 2019, em São Paulo. "A conquista da prata no PNGE vem coroar a prática de integração desenvolvida pela faculdade, demonstrando que os caminhos adotados foram certeiros" avalia Alessandro de Castro, gerente de unidade das Faculdades da Indústria.

Sobre o case

O case vencedor "Potencializando resultados por meio da integração administrativa e acadêmica" promoveu o compartilhamento de conhecimento, experiências e boas práticas na faculdade, beneficiando tanto a instituição quanto seus colaboradores, docentes e alunos.

De acordo com Alessandro de Castro, a integração surgiu da necessidade de realizar um trabalho conjunto a fim de promover uma melhoria geral nos processos de gestão da instituição, uma vez que ambas as áreas são responsáveis por processos que impactam os resultados financeiros e acadêmicos.

O projeto teve início em 2016 e envolve principalmente a empatia e o trabalho com equipes multidisciplinares. "Foram propostas adequações nos processos da gestão acadêmica por meio da implantação de matrizes curriculares mais flexíveis e integradas, modelos pedagógicos e metodológicos mais sistêmicos, equipes docentes mais enxutas e otimizadas, coordenações atuantes no modelo de cluster, integrando cursos de mesma área" explica.

Durante o planejamento, foi elaborado um diagnóstico mercadológico e um plano de trabalho incluindo indicadores de desempenho nas dimensões Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado. Os aspectos avaliativos impostos pelos SINAES também foram referenciais que pautaram as diretrizes de trabalho para as áreas.

Após a consolidação do novo modelo administrativo-acadêmico, o planejamento semestral das áreas administrativa e financeira passou a ser realizado conjuntamente, considerando 5 eixos norteadores e 10 dimensões de trabalho, que envolvem aspectos de gestão acadêmica, de pessoas, de processos, financeira e de estrutura física. "Esta dinâmica promove o estreitamento das relações, a unificação de esforços e a busca de estratégias comuns em prol dos melhores resultados institucionais" afirma Alessandro.

De acordo com ele, os resultados operacionais se apresentam crescentes quanto ao atingimento de metas de número de alunos, de resultados nos processos avaliativos internos (CPA) e externos (MEC), de processos de aprendizagem e, especialmente, quanto aos resultados de sustentabilidade financeira.

Sobre o PNGE

Promovido pela Humus Consultoria Educacional, o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) visa incentivar estratégias de gestão inovadoras e que gerem resultados relevantes. O prêmio agrega três categorias educacionais de impacto: gestão administrativa e de comunicação, gestão acadêmica e ações de responsabilidade social e ambiental, sendo que as instituições podem concorrer na modalidade de educação básica e de ensino superior.

Anualmente, concorrem ao prêmio importantes instituições de ensino de todo o país e, ao longo das 12 décadas, mais de 150 cases de instituições privadas do Brasil já foram reconhecidos.