Sistema Fiep promove Grand Prix de Inovação em parceria com Renault

Estudantes foram desafiados a encontrar soluções para sistemas de compartilhamento de veículos, conhecidos também como car sharing

Você não tem carro, mas precisa de um veículo e o encontra a poucos metros. Que tal? O compartilhamento de veículos, em inglês car sharing, oferece aos usuários a possibilidade de localizar um carro através de um aplicativo, dirigir o automóvel até o destino final e aí deixar o veículo para que outra pessoa possa alugar. Para colaborar com este novo conceito de mobilidade urbana, o Sistema Fiep, em parceria com a Renault do Brasil, promoveu o Grand Prix de Inovação para alunos do Colégio Sesi, Senai e Faculdades da Indústria da unidade de São José dos Pinhais. Durante os dias 14 e 18 de setembro, os jovens desenvolveram soluções para enfrentar o desafio apresentado pela indústria.

Os 42 alunos do Sistema Fiep que participaram da competição foram divididos em seis equipes. Cada equipe criou um modelo de negócio relacionado ao car sharing, com o objetivo de facilitar a experiência dos usuários e melhorar o serviço oferecido por algumas empresas, como a Renault. Na quarta-feira, 18, os jovens apresentaram suas soluções para uma banca especialista, composta por colaboradores da Renault e do Sistema Fiep. A equipe vencedora foi a Safe’r, que desenvolveu um aplicativo que monitora diversos dados do veículo, como a quantidade de passageiros. Além disso, o app bloqueia o acesso ao carro quando o teste alcoólico dá alterado, para isso os alunos desenvolveram um protótipo utilizando processadores e sensores que funcionaram em tempo real. Para poder alugar, é preciso que o motorista registre no aplicativo a CNH e os seus dados pessoais e cadastre o cartão de crédito para efetuar o pagamento.

Estudante do oitavo período do curso de Direito das Faculdades da Indústria, Gustavo de Oliveira Silva é um dos integrantes da equipe vencedora. “Foi uma oportunidade única, um aprendizado imenso. Estou muito feliz e animado”, comenta. Ele e mais seis integrantes da equipe vão visitar o Espaço Cubo, da Renault, em São Paulo. As equipes Laranja Mecânica (segunda colocada) e Blue (terceiro lugar) também receberam troféu e a oportunidade de visitar as instalações da indústria em São José dos Pinhais.

Segundo Alessandro de Castro, gerente da unidade do Sistema Fiep em São José dos Pinhais e diretor das Faculdades da Indústria, o evento Grand Prix de Inovação é uma competição, com base nos conceitos de inovação aberta. “Os alunos nos surpreendem cada vez mais. São equipes multidisciplinares, com estudantes de diversos cursos, que em 16 horas buscaram uma solução não só baseada em tecnologia, mas em pesquisa e conhecimento. Esperamos que a ideia que nasceu aqui no Sistema Fiep possa ser aplicada no mercado” avalia.

Equipe vencedora do Grand Prix de Inovação

- Erick Rodrigues da Silva, aluno de Administração das Faculdades da Indústria;

- Leonardo Veríssimo de Lima Redes, aluno de Mecânica Industrial do Senai;

- Gustavo de Oliveira Silva, aluno de Direito das Faculdades da Indústria;

- Lucas Alboquerques da Silva, aluno de Sistemas de Informação das Faculdades da Indústria;

- Luis Felipe Machado, aluno de Sistemas de Informação das Faculdades da Indústria;

- Yasmin Eloize do Prado, aluna de Engenharia de Produção das Faculdades da Indústria;

- Christian Machado do Nascimento, aluno do Colégio Sesi.