Em Jornada de Aprendizagem alunos estudam soluções para a Indústria da Moda

Criação de mindset com foco em sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos têxteis faz parte da formação de novos profissionais para esse mercado criativo

A produção industrial de confecção do Brasil atingiu o número de 9 bilhões de peças em 2018 segundo o Relatório Fios da Moda, divulgado pela plataforma Modefica e, de acordo com a ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são gerados e descartados por ano no Brasil. 

Associado a grandiosidade desses números, encontramos a questão do descarte de resíduos decorrentes dessa produção. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), aponta que 97% das empresas atuantes no setor são da categoria micro e pequenas empresa e, a maioria, mesmo as que já apresentam preocupação relacionada ao tema, apresentam dificuldade em desenvolver um plano gestor, bem estruturado e implementado de forma eficaz, dedicado a redução e correto descarte dos seus resíduos. 

Quando não destinados de forma correta, os resíduos da indústria têxtil podem ser nocivos ao meio ambiente, causando diversos impactos ambientais indesejáveis. 

Diante desse cenário e problema, acadêmicos do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda das Faculdades da Indústria, em Curitiba, apresentaram suas iniciativas para solucionar esse grande desafio. 

Realizado durante a Jornada de Aprendizagem em parceria com Woom, marca curitibana de vestuário esportivo, os alunos foram desafiados a apresentar soluções para melhor gerenciamento da produção e descarte de resíduos têxteis, com foco na sustentabilidade. 

“A turma de 20 alunos foi dividida em cinco equipes que, ao longo do semestre, realizaram uma pesquisa aprofundada no universo dos resíduos industriais têxteis e apresentaram diferentes propostas, desde a criação de novos produtos pensando na redução da quantidade de resíduos, até o encaminhamento das aparas têxteis para empresas de reciclagem e desfibração”, explica Malva Ouriques, professora das disciplinas Projeto de Produto de Moda e Modelagem Industrial Plana no Curso de Tecnólogo em Design de Moda das Faculdades da Indústria, em Curitiba. 

“A Jornada de Aprendizagem nos fez refletir, de maneira prática, a respeito da gestão de resíduos têxteis, sustentabilidade e economia circular. Em decorrência dessa iniciativa, acredito que pensaremos e agiremos no mercado de trabalho cada vez mais com um pensamento voltado ao direcionamento correto de possíveis descartes têxteis”, comenta Isadora Limonta, aluna do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. 

Para Bárbra Dolzan, estilista na Woom, a aproximação do setor acadêmicos com empresas relacionadas à prática de atuação profissional dos alunos é fator que agrega para ambos os lados ao oportunizar uma rica troca de experiências. “Quando abrimos as portas da empresa para o aluno, que geralmente ainda não está no mercado de trabalho, abrimos novos horizontes e novas possibilidades”. 

Em relação às soluções apresentadas, algumas chamaram muito à atenção da empresa e passam agora por um processo de análise para verificar a possibilidade de implantação. “Ainda estamos analisando a viabilidade de cada projeto, mas a opção sobre o desfibrilamento de tecidos foi a que mais nos chamou atenção, e acredito que se enquadraria dentro da realidade da Woom, pois os tecidos serão descartados corretamente por outra empresa. Outra solução que também estamos analisando é a doação de tecidos para produção de bonecas ONG da África”, acrescenta a estilista. 

Segundo a professora Malva Ouriques, a relevância da Jornada de Aprendizagem está no processo de permitir aos alunos uma proximidade com o dia a dia da indústria e seus desafios reais, fazendo, de forma prática, a ligação entre o mundo acadêmico e o mercado. “Questões relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade estão na pauta de todas as empresas e é imperativo trazer esses temas para a formação dos nossos alunos a fim de formar profissionais mais alinhados com as atuais demandas da indústria, comércio e sociedade”, explica. 

“Estar próximo das organizações é o nosso grande diferencial. Para os alunos, a construção do conhecimento a partir de vivências na realidade das empresas faz com que atribuam sentido àquilo que estão aprendendo”, destaca Edson Korner, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda das Faculdades da Indústria, em Curitiba.

"A Jornada da Aprendizagem é uma oportunidade de entender os desafios e problemáticas que podem surgir em toda a cadeia industrial e aplicar soluções reais para essas demandas. Todo esse processo desenvolve nossa capacidade de solucionar problemas e trabalhar em equipe, requisitos essenciais para nos tornarmos um profissional completo", comenta Emanuelle Kruz, aluna do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. 

 

Prova presencial do Vestibular de Verão 2023 vale como Concurso de Bolsas 

Até às 17h do dia 12/12/2022 estão abertas as inscrições para a Prova Presencial do Vestibular de Verão 2023 valendo como Concurso de Bolsas, conforme segundo aditamento do Edital do Vestibular de Verão Nº 007/2022. 

Esse Concurso de Bolsas do dia 12 de dezembro prevê: uma bolsa integral (100%) para o 1º colocado na classificação geral nas provas por Faculdade, além de 4 bolsas de 50% por Faculdade para os candidatos que ficarem entre a 2º a 5ª colocação geral, e 5 bolsas de 30% por Faculdade para os candidatos entre o 6º e o 10º lugar na classificação geral. 

 

Inscrições abertas também para Prova on-line e processo seletivo exclusivo para Nota ENEM 

Além da prova presencial, as Faculdades da Indústria também estão com inscrições abertas, até o dia 17 de março de 2023, para a prova on-line, que poderá ser realizada logo após a inscrição do usuário ou assim que desejar, com usuário e senha do candidato.  

O resultado obtido pelo candidato nas três últimas edições (2019, 2020 a 2021) do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), poderá ser aproveitado para ingresso nos cursos de graduação em Edital e processo seletivo exclusivo para nota ENEM 

 

Em fevereiro Vestibular de Verão também realiza Concurso de Bolsas 

Para quem não puder participar do Concurso de Bolsas ainda em 2022, até o dia 03 de fevereiro de 2023 estão abertas as inscrições para a outra prova presencial do Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria, valendo como Concurso de Bolsas. O 1º colocado na classificação geral nas provas por Faculdade ganha uma bolsa de estudos integral para a graduação escolhida, conforme critérios estabelecidos no Edital. A prova será realizada no sábado, 04 de fevereiro, das 10h às 12h30 e o resultado será divulgado no dia 08 de fevereiro, a partir das 18h, em página específica para o resultado.    

A taxa de inscrição para o Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria é gratuita e o candidato pode verificar a relação completa de cursos disponíveis para as unidades de Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, assim como o Edital diretamente na página de editais. A íntegra do documento, com todas as informações relacionadas ao Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria pode ser consultada aqui. 

Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 900 vagas para 15 cursos sendo sete Engenharias (Automotiva; Energias; Produção; Software; Elétrica; Mecânica; e Mecatrônica), quatro cursos Superiores de Tecnologia (Automação Industrial, Design de Moda, Fabricação Mecânica e Logística), além dos já tradicionais bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informação, organizados entre as unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina, conforme estabelecido no Edital.