O mercado da moda exige criatividade e persistência

Futuro do profissional Designer de Moda é abordado em evento com a fashion designer Caroline Novak

Na última sexta-feira, 10 de fevereiro, acadêmicos e futuros calouros do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda das Faculdades da Indústria participaram do evento Open Moda Senai, apresentando as tendências para o Inverno 2023, além de informações sobre o mercado de trabalho e carreiras no mundo da moda. 

A partir de um bate-papo exclusivo com a fashion designer Caroline Novak, os participantes tiveram acesso às principais tendências de cores, modelagens, materiais e street style do Inverno 23 para o mercado nacional. 

“Trabalhar com tendências é pura prática e repertório. Pesquiso no mercado internacional e destaco o que é mais comercial para o nacional”, disse Carol.

A fashion designer é egressa do curso de Design de Moda das Faculdades da Indústria e, segundo ela, foi aqui que aprendeu a moldar, de maneira diferenciada, o seu olhar para a moda. 

“O mercado é aberto para quem está disponível a mostrar todo o seu potencial e aprender com ele. A faculdade me possibilitou um olhar diferente para a moda; saí da imagem que deveria apenas desenhar ou saber sobre tecidos e conheci diversas áreas na moda, onde pude mergulhar, aprender e escolher qual delas tinham o meu perfil”, revela.

Indústria da moda é forte no Paraná 

Segundo dados da RAIS 2021 (Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego), a Indústria de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios representa 11,14% dos estabelecimentos da Indústria de Transformação do estado. São 3.524 estabelecimentos, empregando mais de 28 mil trabalhadores e, boa parte deles, localizados em municípios das regiões norte e noroeste do Paraná. 

“O maior polo que absorve os profissionais na indústria da moda no Paraná é a região Norte e Noroeste do estado, com os parques industriais e o corredor da Moda nas cidades de Maringá, Cianorte, Londrina e Apucarana”, conta o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda das Faculdades da Indústria, Edson Korner. 

 

No mundo da moda, Curitiba é conhecida pela formação de empreendedores e criadores autorais 

“No Paraná, a capital Curitiba é conhecida pela geração de criadores autorais com foco em design diferenciado e empreendedorismo criativo. Chegamos a exportar profissionais para todo o Brasil e mercado internacional”, afirma Korner. 

“Hoje vejo que os profissionais de moda estão mais abertos no mercado curitibano; temos diversas marcas crescendo e se destacando, principalmente na internet”, completa Caroline. 

Para quem gosta dessa indústria criativa e pensa em iniciar uma formação profissional para ampliar seus horizontes na área, Carol dá uma dica de ouro: “Tenha muita dedicação e mente aberta para aprender. Bom networking é imprescindível também, mas você precisa de base e experiência para se destacar”, afirma. 

 

Formação sólida faz a diferença no currículo 

Assim como qualquer outro setor, o mercado é concorrido. Por isso, buscar uma formação sólida, com uma instituição de ensino que traz para a sala de aula professores com vivência prática de mercado e antenados às tendências e novas tecnologias pode fazer a diferença naquela tão sonhada entrevista de emprego ou aporte do investidor-anjo para o projeto de empreendedorismo. 

O aluno tem que ter uma formação sólida, alinhada às novas tecnologias para que consiga encarar os desafios de um mercado em constate transformação. O mercado de moda é bem acirrado, mas cheio de oportunidades. Na faculdade, o aluno vai ser direcionado para sua área de interesse e, para ter sucesso, deve ser criativo e persistente”, revela Korner. 

 

Venha fazer Design de Moda nas Faculdades da Indústria 

Nas Faculdades da Indústria a formação do Designer de Moda tem foco no desenvolvimento de profissionais com visão empreendedora, trabalhando as hard skills e as soft skills mais valorizadas pelo setor. 

“O curso tem o grande diferencial de ensinar os alunos com foco prático (mãos na massa), e network construído diretamente com a indústria e marcas reais de mercado desde o primeiro período”, afirma Korner. “O foco do curso é formar um profissional extremamente criativo, com visão assertiva focada em mercado, conhecendo todas as técnicas industriais de modelagem, costura, softwares, moulage e desenhos técnicos, seguindo, também com o foco de mercado na área de comunicação de moda, marketing e comportamento empreendedor”, finaliza. 

   

 Você pode começar agora! 

Até o dia 17 de março de 2023 estão abertas as inscrições para a prova on-line do Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria. A prova poderá ser realizada logo após a inscrição do usuário ou assim que desejar, com usuário e senha do candidato.   

Você também pode usar a sua nota do ENEM. O resultado obtido pelo candidato nas quatro últimas edições (2019, 2020, 2021 e 2022) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também poderá ser aproveitado para ingresso nos cursos de graduação, em Edital e processo seletivo exclusivo para nota ENEM.