Eu faço parte da Geração i: Guilherme Sanches, aluno de Engenharia de Software

"Olá, meu nome é Guilherme Sanches, tenho 18 anos, estou no 2º semestre de Engenharia de Software nas Faculdades da Indústria Senai e atualmente trabalho como Analista Desenvolvedor I na Atos, em Londrina.

Minha história com o Senai começou a mais ou menos 3 anos atrás. Em 2017, quando eu ainda estava no ensino médio, comecei o curso Técnico em Informática. Posso dizer que foi nesse curso onde comecei a descobrir o que eu realmente me interessava, pelo fato do curso dar uma visão bem ampla sobre mercado de trabalho e a profissão no geral. Acabei descobrindo que eu tinha o interesse por programar. A grande vantagem de curso técnico é isso, a visão e o conteúdo passado pelos professores abrem muitas portas e podem acabar nos revelando que realmente queremos, como aconteceu comigo.

No começo de 2019, o Senai me proporcionou umas das maiores alegrias da minha vida. No começo de julho, estava no último semestre do curso e eu me inscrevi em uma competição do próprio Senai chamada WorldSkills, que é uma competição onde você pode colocar suas habilidades em prática. Eu me inscrevi para a categoria de TI Soluções de Software para Negócios. No começo eram 5 competidores para no final ficar apenas um para competir com outras cidades do estado.

Por volta do mês de maio, fui campeão municipal da minha categoria, então fiquei por mais alguns meses treinando para a competir contra outros estados. Nesses treinamentos eu recebi instruções e aulas de um professor do Senai. Por fim, na competição estadual eu acabei conseguindo a colocação de segundo lugar entre quatro competidores de quatro estados diferentes. No dia da premiação, subir no pódio e receber a minha medalha de segundo lugar foi umas das melhores sensações que tive na vida, ver todo aquele esforço dedicado sendo reconhecido. O aprendizado que eu ganhei na competição foi incrível, foi único.

E tudo isso começou por causa de um curso técnico. Quando fiz minha inscrição eu não esperava que esse curso poderia me apresentar uma profissão que eu realmente gostava e é a que eu trabalho hoje, e também me proporcionar uma das maiores experiências da minha vida que foi o WorldSkills.

 Hoje em dia só tenho a agradecer tudo o que a instituição me proporciona e me ensina."



Faça parte da Geração i você também! Inscreva-se no vestibular das Faculdades da Indústria