Acadêmicos participam do GrandPrix de Inovação Sesi/Senai

Sustentabilidade é o tema central do desafio

06/10/2021

Incentivar o pensamento criativo fora da caixa, focado na inovação para a sustentabilidade, propondo uma solução prática que caminhe ao lado das necessidades reais do mercado e da sociedade. Este é o desafio envolvendo o GrandPrix de Inovação Sesi/Senai, que acontece de 5 a 8 de outubro, na unidade CIC do Senai Paraná.

Ao todo, 50 alunos organizados em dez equipes/escuderias multisseriadas formadas por alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria, acadêmicos das Faculdades da Indústria, e estudantes dos Cursos Técnicos e de Aprendizagem do Senai Paraná, terão apenas 18 horas para refletir a respeito do problema apresentado por uma indústria convidada e defender a entrega de uma ideia real, de baixo custo e de aplicação prática, que caminhe ao encontro da solução para o desafio proposto.

Em um ano marcado por tantas questões envolvendo o debate em relação à pauta ambiental e a conservação do planeta, o tema envolvendo o desafio deste ano é a Sustentabilidade. Segundo estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado em 2019, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% não se importam em pagar um pouco mais por isso. A pesquisa também identificou que estes negócios são mais bem vistos por seus colaboradores e parceiros, e passam mais credibilidade para seus clientes.

Pensando nisso, a Ferramentas Troy, indústria fabricante de ferramentas de corte, especializada em ferramentas para usinagem de peças automotivas, traz para GrandPrix de Inovação Sesi/Senai o desafio para criação de uma embalagem sustentável para produtos de aço, de baixo impacto e, se possível, reaproveitável. “Estamos bem empolgados com a ideia. Já participamos de outras iniciativas em que os alunos tratam nossos temas reais e sempre nos surpreendem com as soluções apresentadas. Estamos ansiosos para ver as iniciativas envolvendo esta problemática que hoje causa grande prejuízo ao nosso Planeta”, comenta Flávio Bertoldi, responsável técnico de aplicação e desenvolvimento na Ferramentas Troy, que também explica sobre a importância da viabilidade para a implantação da solução apresentada. “A viabilidade técnica e comercial é um dos critérios da avaliação. A busca por soluções que otimizem custos e processos faz parte do dia a dia de qualquer indústria, por isso queremos encontrar uma empresa parceira que compre e desenvolva a ideia ganhadora ou adapte ao seu portfólio de embalagens”.

Além de promover a integração entre os alunos de diferentes faixas etárias, com diferentes pensamentos e ideias, GrandPrix de Inovação Sesi/Senai também possibilita aos estudantes o desenvolvimento de habilidades comportamentais cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho conhecidas como Soft Skills. “O Grand Prix colabora para que alunos desenvolvam características exigidas pelo mercado, como capacidade para resolver problemas, para encontrar alternativas em momentos difíceis, promove a capacidade imaginativa, a intuição exponencial e o trabalho em equipe”, explica Silvana Mara Bernardi Rizotto, coordenadora de educação do Senai CIC.

Esta já é a 5ª edição do GrandPrix de Inovação ralizado pelo Sesi/Senai, em Curitiba, sendo a primeira envolvendo equipes multisseriadas formadas por alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria, acadêmicos das Faculdades da Indústria, e estudantes dos Cursos Técnicos e de Aprendizagem do Senai Paraná.

Além da unidade CIC do Senai Paraná, que já está sediando o evento, outras unidades do Sesi e Senai no Paraná, nos municípios de Pinhais, Maringá, Cianorte, Paranavaí, Umuarama, Guarapuava, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Pato Branco, Apucarana, Umuarama, Campo Largo, Londrina e Ponta Grossa, incluindo também as unidades Alto da Glória e Campus da Indústria, em Curitiba, pretendem realizar a ação entre outubro e dezembro deste ano.

 

Confira abaixo a programação do GrandPrix de Inovação Sesi/Senai na unidade CIC:

5/10 | terça-feira | 19h às 22h | abertura, divisão das equipes, apresentação do desafio e início das atividades

06/10 | quarta-feira | 16h às 22h | produção da solução

07/10 | quinta-feira | 16h às 22h | produção da solução

08/10 | sexta-feira | 16h às 20h | produção e finalização da produção

08/10 | sexta-feira | 20h às 22h | apresentação das soluções e premiação