Alunos visitam cervejaria em Araucária

Visita técnica foi feita por estudantes do curso de Automação Industrial

No dia 11 de outubro, os alunos do quarto ano do curso de Tecnologia em Automação Industrial das Faculdades da Indústria, da unidade CIC, visitaram a fábrica de cerveja artesanal Kilden Bier. A visita técnica fez parte das atividades da disciplina de Eletrônica de Potência, ministrada pelo professor Marcos Alfred Brehm. A partir das informações coletadas durante a visita os alunos desenvolverão propostas de melhoria para a fábrica.

A Kilden Bier está localizada em Araucária e produz seis tipos de cerveja: Pilsen, Belga, Weizen, Bock, American Amber e a receita mais recente, a American Pale Ale. A visita foi conduzida pelo dono da empresa, o Sr. Carlos do Valle, conhecido como "Carlão", que explicou detalhadamente os processos de moagem do malte, brassagem, fervura, filtragem, fermentação e, por fim, a limpeza e enchimento dos barris com o produto final. Os alunos puderam conhecer e provar diferentes tipos de malte e lúpulo, assim como provar a cerveja em diferentes etapas de fermentação.

Durante a visita, os acadêmicos puderam fazer perguntas e entender as principais demandas de automação de uma microcervejaria que, por produzir em escala muito menor que uma cervejaria de grande porte, não conta com muitos sistemas automáticos e, desta forma, depende muito da intervenção do cervejeiro responsável.

"Foi uma excelente oportunidade para conhecer um processo produtivo de perto, de um ramo de atuação bastante pujante na cidade de Curitiba e região metropolitana, que hoje conta com um mercado de mais de 30 microcervejarias" ressalta o professor Marcos Alfred Brehm.