Apoio Educacional
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
CPA| FACULDADES DA INDÚSTRIA
O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), prevista no Art. 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu no Brasil o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, no qual as instituições de ensino superior devem constituir sua Comissão Própria de Avaliação, por ato do dirigente máximo da instituição, ou por previsão do próprio estatuto ou regimento.
A CPA das Faculdades da Indústria tem como objetivo promover um processo de autoavaliação e autocrítica da instituição, visando à garantia da qualidade de sua ação em sintonia com sua missão e a prestação de contas com as demandas da sociedade, do mercado e da ciência, sempre com foco na melhoria da qualidade dos seus serviços e busca por melhores resultados da instituição. Esta avaliação é composta por professores, funcionários, alunos e representante da comunidade.
Fazem parte das atribuições da CPA:
- Zelar pelo cumprimento do regulamento e demais normas internas da Faculdade;
- Sensibilizar a comunidade acadêmica para os processos de avaliação institucional;
- Elaborar o Plano de Autoavaliação Institucional, aplicar e divulgar seus resultados;
- Acompanhar permanentemente e avaliar anualmente o Plano de Autoavaliação Institucional e o instrumento de autoavaliação institucional e divulgar suas atividades.
Confira abaixo os Regulamentos do CPA de cada cidade:
Confira abaixo os Relatórios do CPA de cada cidade:
REPRESENTANTES
A CPA mantém um canal aberto com a comunidade e seus alunos de modo a ouvir a respeito de reclamações e sugestões de melhoria. Para entrar em contato, confira os nomes dos membros em cada uma das Faculdades.
Campus da indústria | Abraham Bergamo Pinheiro Bastos | Técnico Administrativo |
Gustavo Strauch Wilin Finger | Docente | |
Henrique Soares Santos | Discente | |
Luciane De Fátima Chyczy | Coordenador da CPA | |
Mônica Carla Becker | Comunidade externa | |
Rafael De Tarso Schroeder | Comunidade externa | |
Rafael Felipe Thomé | Discente | |
Roseli Do Pilar Monteiro Stencel | Docente | |
CIC | André Rangel | Discente |
Edvaldo Simões | Discente | |
Cheng Te Hung | Docente | |
Marcos Alfred Brehm | Docente | |
Fernanda Carolina Hartmann | Coordenadora da CPA | |
Elizangela Camargo | Representante Sociedade Civil Organizada | |
Yara Rezende de Mattos Rudniak | Técnico Administrativo | |
Londrina | Adriana Giselle Leite Carvalho | Coordenador da CPA |
André Luis Da Silva | Comunidade externa | |
Camila Fogaça De Oliveira | Docente | |
Jilo Yamazaki | Comunidade externa | |
Joana Maciel Da Silveira | Técnico Administrativo | |
Mariana Da Silva | Técnico Administrativo | |
Rafael Araújo Pires | Discente | |
Wendel Cutrim Dos Santos | Discente | |
São José dos Pinhais | Eli Carlos Dal Pupo | Coordenador |
Denice Lusa | Representante dos docentes | |
Joair Rossetto Schelela Junior | Representante dos docentes | |
Rodrigo Alexandre Rodrigues | Representante dos téc. administrativos | |
Samuel Henrique Machado | Representante dos téc. administrativos | |
Cleber Ferreira Shimizu | Representante dos discentes | |
Vanessa Silva Farias Sales | Representante dos discentes | |
Bruna Gonçalves Lopes Ribeiro | Representante da comunidade externa | |
Felipe Roberto Otelakosk | Representante da comunidade externa |
A avaliação é um dos meios de recondução e revisão de planos, estratégias e ações mais eficazes que se dispõe. No contexto acadêmico, deve englobar todos os sujeitos envolvidos no processo, impulsionando o avanço da Instituição de ensino superior em direção à qualidade, considerando as diversas aspirações e expectativas do grupo social interno e externo.
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Cabe fazer destaque que este modelo de avaliação aplicado às instituições de ensino superior chama-se Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, fundamenta-se na promoção da melhoria da qualidade da educação superior, na orientação da expansão de sua oferta e no aumento permanente da sua eficácia institucional, da efetividade acadêmica e social e, sobretudo, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.
O SINAES integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos:
(1) Avaliação das Instituições de Educação Superior - AVALIES - é o centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve em duas etapas principais:
- Auto-avaliação - coordenada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA - de cada instituição de ensino superior, a partir de 1° de setembro de 2004;
- Avaliação externa - realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP -, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.
(2) Avaliação dos Cursos de Graduação - ACG - avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas. A periodicidade desta avaliação depende diretamente do processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento a que os cursos estão sujeitos.
(3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes - ENADE - aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, estando prevista a utilização de procedimentos amostrais. Anualmente, o Ministro da Educação, com base em indicação da CONAES, definirá as áreas que participarão do ENADE.
As Faculdades da Indústria, antiga Faculdade Metropolitana de Curitiba - FAMEC, para organizar o início do seu processo de avaliação institucional, levou em consideração a legislação do SINAES, Lei n°10.861, de 14 de abril de 2004 e a experiência dos docentes e técnicos administrativos, tendo por pressuposto a característica processual e evolutiva da avaliação contínua. As avaliações institucionais da presente IES iniciaram-se no ano de 2008. Para elaborar tais avaliações foi criada a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A CPA é uma comissão autônoma, destinada a conduzir os processos de autoavaliação institucional das Faculdades da Indústria e responsável em propor ações de melhorias com o objetivo de aprimorar a qualidade de ensino e infraestrutura para os cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades da Indústria.
A CPA das Faculdades da Indústria tem as seguintes atribuições:
I - Elaborar, aplicar e supervisionar os processos de avaliação interna das Faculdades da Indústria;
II - Executar as atividades de avaliação devendo contemplar a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da instituição de educação superior;
III - Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, observadas as normas regulamentadoras.
Estratégia da CPA/ Faculdades da Indústria
O caminho escolhido, a priori, para o sucesso da CPA, é o da liberdade para ação, acreditando plenamente
na capacidade dos membros da comissão e demais envolvidos.
Ao mesmo tempo em que se ganha o livre-arbítrio,
maior se torna a responsabilidade. Por isso, deve-se também aumentar a vigilância sobre os atos de tal organismo,
que, apesar de independente, não poderá exorbitar as suas funções sob qualquer alegação.