Área de dados está em alta no mercado de tecnologia

Unidade em Londrina das Faculdades da Indústria oferece especialização em Data Science e Big Data

O número de usuários da internet em todo o mundo chegou a 4,95 bilhões, segundo o estudo Digital 2022: Global Overview Report, publicado pelo site Datareportal. Isso representa 62,5% da população mundial. O estudo apontou, ainda, que cerca de 77% dos brasileiros acessava regularmente a internet em janeiro de 2022.

Em todos os lugares do mundo, e a todo momento, dados e informações são inseridos, coletados e trocados por pessoas e empresas. É aqui que entra o termo big data, que representa o alto volume de dados, a grande variedade e a velocidade presente nisso tudo. Anos atrás, esses dados ficavam com as próprias empresas geradoras ou coletoras. Agora, os dados são expostos com o objetivo de ganhar relevância no mercado e conseguir outras informações importantes para o negócio. Uma mudança significativa na forma de trabalhar esses dados no mundo globalizado.

Nesse cenário, o Data Science estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e análise de dados, envolvendo conhecimentos em computação, estatística, matemática e do negócio, sendo uma das áreas mais amplas do segmento da tecnologia. O profissional dessa área, o cientista de dados, é responsável por transformar dados em informações ou produtos de informações dentro de uma corporação.

O setor de tecnologia nunca esteve tão em alta, inclusive a área de dados. Com grande demanda e pouca mão de obra qualificada, há grandes chances de estabilidade profissional e financeira. De acordo com o site glassdoor.com.br, o salário médio de um cientista de dados é de R$ 8.310 no Brasil.

Ciente deste movimento, a unidade de Londrina das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep está com inscrições abertas para a Pós-Graduação em Data Science e Big Data. As aulas começam no dia 16 de setembro.

Para inscrições, ou para conhecer todos os cursos do programa de Pós-Graduação das Faculdades da Indústria, clique aqui.