Case analisa o papel da memória afetiva no design do aprendizado gamificado

Pesquisa em parceria com Harvard e Tampere University foi publicada durante o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

19/12/2022

Você acredita que utilizar elementos que se conectam à memória afetiva dos estudantes pode maximizar a motivação para que sigam utilizando aplicativos de quiz com foco no aprendizado? Se a sua resposta foi sim, saiba que você está correto(a). 

É isso mesmo! Pesquisadores da graduação em Engenharia de Software das Faculdades da Indústria em Londrina, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas, Tampere University, da Finlândia, USP de São Carlos e Harvard University, desenvolveram um aplicativo e fizeram uma série de testes de usabilidade para entender a percepção de alunos de graduação ao usarem uma versão de quiz com medalhas genéricas em relação a uma versão com medalhas baseadas em Pokémon. Eles descobriram que, de fato, os alunos que tinham uma relação afetiva com Pokémon se sentiam mais motivados por ela do que pela versão com medalhas genéricas. 

O estudo, denominado “Affective Memory in Gamified Learning: A Usability Study”, foi apresentado e publicado durante o XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), realizado durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE); evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que promove e incentiva a troca de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação. 

“O case publicado é uma das primeiras pesquisas a examinarem o papel da memória afetiva no design do aprendizado gamificado”, explica o Prof. Dr. em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP São Carlos, Anderson Paulo Avila Santos, e coordenador de Graduação do Curso de Engenharia de Software e Pós-graduações da área de TI das Faculdades da Indústria em Londrina. 

“Essa área têm recebido muita atenção, tanto de pesquisas científicas como de indústria, mas ainda demanda muitos esforços para se entender como gamificar o aprendizado de forma eficiente. A pesquisa contribui com evidências iniciais sobre um meio que pode ajudar no aprendizado de inúmeros jovens e provoca pesquisadores a explorarem novas formas de usar o poder de jogos no processo de ensino aprendizado”, acrescenta. 

Trabalho iniciou durante Jornada de Aprendizagem 

O trabalho de pesquisa contou ainda com a participação do estudante Daniel Arndt do 4º período de Engenharia de Software das Faculdades da Indústria, em Londrina, durante disciplina da Jornada de Aprendizagem. “Daniel é um aluno proativo e muito interessado em aprender coisas novas. Durante a disciplina de Jornada da Aprendizagem, ministrada pelo professor Luiz Rodrigues, ele aprendeu rapidamente como usar a ferramenta de prototipação AdobeXD, o que motivou o professor a convidá-lo para participar do projeto de pesquisa. Juntos, planejaram e desenvolveram um protótipo de aplicativo de quiz, assim como planejaram e conduziram testes de usabilidade, os quais deram vida à pesquisa publicada no XXXIII SBIE”, explica Santos. 

“Tive a oportunidade de apresentar a pesquisa que fiz em colaboração com o aluno Daniel Arndt e outros colegas. Nosso trabalho foi bastante elogiado e gerou ótimas discussões durante a sessão técnica, um ótimo indicativo da qualidade do que vem sendo ensinado nas Jornadas da Aprendizagem. Além disso, essa participação é muito importante para seguir estabelecendo as Faculdades da Indústria no contexto brasileiro. É muito importante e satisfatório representar nossa instituição em um encontro como o CBIE, extremamente respeitado no meio acadêmico brasileiro”, acrescenta Luiz Rodrigues, PhD em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e professor na graduação em Engenharia de Software das Faculdades da Indústria em Londrina. 

Para conferir a íntegra do estudo, intituladoAffective Memory in Gamified Learning: A Usability Study, acesse este link. 

 

 

Inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria   

Até o dia 03 de fevereiro de 2023 estão abertas as inscrições para a prova presencial do Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria, valendo como Concurso de Bolsas. Ou seja, o 1º colocado na classificação geral nas provas por Faculdade ganha uma bolsa de estudos integral para a graduação escolhida, conforme critérios estabelecidos no Edital. A prova será realizada no sábado, 04 de fevereiro, das 10h às 12h30 e o resultado será divulgado no dia 08 de fevereiro, a partir das 18h, em página específica para o resultado.   

Prova on-line com inscrições abertas   

Além da prova presencial, as Faculdades da Indústria também estão com inscrições abertas, até o dia 17 de março de 2023, para a prova on-line, que poderá ser realizada logo após a inscrição do usuário ou assim que desejar, com usuário e senha do candidato.   

Vestibular de Verão 2023 também tem Edital exclusivo para Notas no ENEM   

O resultado obtido pelo candidato nas três últimas edições (2019, 2020 a 2021) do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), poderá ser aproveitado para ingresso nos cursos de graduação em Edital e processo seletivo exclusivo para nota ENEM.   

 A taxa de inscrição para o Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria é gratuita e o candidato pode verificar a relação completa de cursos disponíveis para as unidades de Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, assim como o Edital diretamente na página de editais. A íntegra do documento, com todas as informações relacionadas ao Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria pode ser consultada aqui.   

Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 900 vagas para 16 cursos sendo sete Engenharias (Automotiva; Energias; Produção; Software; Elétrica; Mecânica; e Mecatrônica), quatro cursos Superiores de Tecnologia (Automação Industrial; Design de Moda; Fabricação Mecânica; e Logística), além dos já tradicionais bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Direito e Sistemas de Informação. 

Os cursos ofertados pelas Faculdades da Indústria para o Vestibular de Verão 2023 estão organizados entre as unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina, conforme estabelecido no Edital.