Dos carros convencionais aos veículos híbridos e elétricos

Engenharia Automotiva é a bola da vez para quem pensa no futuro da mobilidade no planeta

Se você gosta do mercado automotivo e pensa em como os automóveis e outros veículos híbridos e elétricos podem impactar de maneira positiva o futuro do planeta nos próximos cinco anos, a Engenharia Automotiva pode ser a sua nova profissão. 

Com ganhos salariais iniciando na casa dos R$ 6.000,00 para profissionais recém-formados contratados por empresas de grande porte, segundo dados do SINE - Site Nacional de Empregos, o Engenheiro Automotivo é envolvido em todas as etapas do processo de fabricação de todos os tipos de veículos; é um profissional que atua da concepção e montagem aos testes de verificação e qualidade final do produto entregue ao consumidor. 

“Aqui nas Faculdades da Indústria do Sistema Fiep os acadêmicos contam com o Centro de Mobilidade Inteligente, referência brasileira para o desenvolvimento de soluções para as indústrias de veículos e que aproxima os nossos alunos das tendências e das mais modernas tecnologias envolvendo carros híbridos e elétricos, que são um grande potencial de mercado”, explica Tiago Fernando Felix Andrade de Oliveira, coordenador do curso de Engenharia Automotiva das Faculdades da Indústria. 

Preparados para atender aos novos desafios da indústria da mobilidade, frente às emergentes tendências mundiais, contribuindo para o desenvolvimento pleno e sustentável do setor, os novos Engenheiros Automotivos encontram inúmeras possibilidades de atuação. Esses profissionais podem trabalhar com planejamento, instalação, manutenção, pesquisa, ensino e supervisão de sistemas de medição e controle das variáveis de processos de fabricação de veículos, entre muitas outras possibilidades. 

O mercado está bastante aquecido, principalmente aqui no Estado do Paraná onde temos grandes montadoras, sendo seis em Curitiba e Região Metropolitana; isso traz grandes oportunidades para o setor automobilístico”, explica o coordenador. “Integramos a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e, por termos uma maior aproximação com as indústrias, além de aulas teóricas e atividades práticas em laboratórios, com máquinas e equipamentos em escala industrial, nossos alunos ainda participam do programa Jornada de Aprendizagem, iniciativa que aproxima os acadêmicos das indústrias instaladas em nosso estado por meio da resolução de problemas reais vivenciados em suas linhas de produção e processos de trabalho”, acrescenta Oliveira. 

Ficou interessado?! Então inscreva-se no Vestibular de Inverno 2022 das Faculdades da Indústria e torne-se um Engenheiro com diploma da instituição mais reconhecida pelas indústrias automobilísticas de porte internacional instaladas aqui no Paraná.