Egresso muda cenário da empresa após fazer graduação nas Faculdades da Indústria

Ricardo Valério conta que estava quase fechando seu negócio quando resolveu voltar a estudar

Ricardo Valério da Silva é mais um case de sucesso das Faculdades da Indústria e do Senai. Iniciou sua jornada no Sistema Fiep em 1998, quando cursou a qualificação profissional de Mecânica e Manutenção. “O Senai foi fundamental no início da minha carreira, quando eu era menor aprendiz com 16 anos. O programa de inclusão na indústria, que fiz quando ainda menor de idade, foi ótimo”, diz o profissional. Ricardo conta que sua família é de metalúrgicos e que cursar o Senai era algo que ele escutava desde criança. “Trabalhar transformando um pedaço de ferro e tornar aquilo útil e gerar riqueza é fantástico”.

Anos mais tarde o egresso, que abriu sua própria empresa de metal mecânica Duct P&D, estava em um momento de crise e prestes a fechar o negócio quando resolveu voltar a estudar. “Escolhi o curso de Tecnologia e Automação das Faculdades da Indústria, unidade da CIC, para ampliar meu conhecimento uma vez só focado em mecânica. No fim, acabei conhecendo amigos no curso, contratei alguns deles e mudamos o rumo da empresa. Consegui virar o jogo”, relata.

Hoje ele ressalta que o Senai e as Faculdades da Indústria foram divisores de águas em sua vida. Ricardo conta que sustenta sua família e emprego de 25 funcionários a partir da base que teve no Sistema Fiep. “Aprendi como funciona uma empresa, metodologias de comportamento e todas as práticas em laboratórios, que nos ajudavam muito a fixar o conteúdo”, lembra. “Eu tendo o conhecimento prático consigo ter um respeito muito maior com os meus colaboradores e com isso fazer uma gestão mais efetiva”, conclui.

Parabéns ao Ricardo por sua trajetória no Sistema Fiep!