Encerramento do projeto de mentoria para acadêmicos de engenharia

Profissionais da alta gestão de indústrias paranaenses inspiraram novos talentos para o setor

22/11/2021 - Atualizado em 23/11/2021

Na sexta-feira, 19 de novembro, aconteceu a cerimônia de encerramento do Projeto de Mentoria 2021 realizado ao longo do ano com os acadêmicos dos cursos de Engenharia das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Inspirado nos programas de mentoria das universidades americanas, a iniciativa teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade das indústrias brasileiras, desenvolvendo e inspirando talentos para o setor por meio de uma mentoria vocacionada e que estimule a carreira industrial. 

Ao todo, participaram da ação quatro acadêmicos dos cursos de Engenharia das Faculdades da Indústria, mentorados e acompanhados de perto por profissionais de alta gestão das indústrias Bosch, O Boticário, MGL e Ferramentas Troy, fabricante de ferramentas de corte, especializada em ferramentas para usinagem de peças automotivas. 

Ao longo de 2021, os mentores ministraram oficinas de desenvolvimento pessoal, compartilharam a história de suas carreiras e abriram suas rotinas para que os estudantes acompanhassem o dia a dia da alta gestão de uma indústria. 

“Sempre que estamos mentorando alguém também aprendemos muito. Foi uma experiência gratificante não apenas com o meu mentorado mas também com os outros mentores”, diz Fernando Borer, Gerente na Bosch Brasil. O executivo também destaca a importância da ligação entre faculdade e indústria para o desenvolvimento de profissionais para o mercado. “A conexão da faculdade e indústria é muito importante; ela gera um ganha-ganha e um ciclo bem virtuoso. Estando distante da indústria, a faculdade acaba formando profissionais que terão dificuldade de se adaptar ao mercado e a indústria, sem a faculdade, também é impossível de imaginar. Essa conexão é extremamente importante e o Programa de Mentoria se tornou um pilar bem bacana para estreitar essas relações. Nesse sentido, acredito que ele deve ser ampliado, para atingir outros alunos além de dar continuidade ao processo", comenta. 

Para os acadêmicos, o Projeto de Mentoria apresentou-se como uma oportunidade para orientação de carreira com foco no setor industrial, desenvolvendo experiência na indústria, além de receber um certificado do programa e uma carta de recomendação, escrita pelo mentor, sem falar na possibilidade de contratação do mentorado como estagiário. 

“Foi uma Experiência incrível, desde os estudos que tive que fazer para realizar algumas atividades de pesquisa, até atividades práticas no setor industrial que agregaram uma visão diferente, além de muita experiência”, comenta o acadêmico do 4º período de Engenharia Elétrica das Faculdades da Indústria em Londrina, Callebe Espanga da Cruz, que também destaca as principais contribuições do Projeto de Mentoria para sua vida acadêmica e profissional. “As dicas e conselhos da CEO e Headhunter Internacional Mariana Reis foram preciosas. Além disso, as visitas técnicas às indústrias e visita ao Campus da Indústria, em Curitiba, com passagem pelos laboratórios, ambientes de pesquisa, Observatório e Bússolas, Instituto Senai Inovação em Eletroquímica, Habitat de Inovação e as Incubadoras, colaboraram muito para o meu aprendizado e crescimento pessoal e profissional”. 

Opinião compartilhada pela colega Gabriele Pietrala Monteiro, do 4° período de Engenharia de Produção da unidade São José dos Pinhais. “Foi uma experiência única. Tive a oportunidade de conhecer as principais práticas e desafios de gestão na empresa, assim como desenvolver a visão crítica sobre as características e os problemas enfrentados, além de aprofundar o meu conhecimento na área prática, já que na faculdade vemos um pouco mais do teórico. Além disso, tive a oportunidade de ampliar meu olhar em relação à inovação e sustentabilidade, temas muito pertinentes e importante na atualidade”, comenta a acadêmica mentorada por Felipe Hoffmann, Gerente de Engenharia de Automação e Digitalização no Grupo Boticário. 

“Foi uma satisfação participar do Programa de Mentoria. A integração entre indústria e universidade é super relevante para o desenvolvimento futuro da pessoa e o balanço é muito positivo. Quem teve contato, durante a universidade, com alguém da indústria ou teve oportunidade de realizar um benchmarking como esse, pode ter certeza que já está na frente de outras que não tiveram essa oportunidade”, comenta Hoffmann que também destaca a importância das habilidades interpessoais para o sucesso profissional. “Profissionais são contratados pela técnica, mas são demitidos pelo comportamento, então eu sempre digo que as hard skills precisam andar lado a lado com as soft skills; o equilíbrio entre esses dois pontos é fundamental. Espero que a Gabriele tenha apreendido bastante nesta jornada. Ela me acompanhou em diversos momentos dentro da indústria e teve a oportunidade de observar como acontece a comunicação em diferentes fóruns dentro da companhia e isso é muito importante, principalmente caso ela venha a trabalhar em uma grande indústria como a nossa”, finaliza.

A coordenadora de educação e negócios de ensino superior na Gerência Executiva de Educação do Sistema Fiep, Alessandra Campos destaca que o Projeto de Mentoria foi idealizado como estratégia das Faculdades da Indústria para fortalecer os objetivos de formação vocacionada para indústria. “Ao concluir as atividades do primeiro ano de implantação, temos um balanço muito positivo. Para os alunos, cumprimos o objetivo de orientar o desenvolvimento profissional e apresentar as oportunidades de formação para o ambiente industrial na prática. A atuação dos mentores das quatro indústrias parcerias foi essencial para atingirmos o objetivo de apresentar aos alunos as oportunidades de trabalho e de desenvolvimento proporcionados pelas indústrias, complementadas pelas atividades de desenvolvimento de carreira e de visitas técnicas orientadas sob a orientação da equipe de mentores e professores das Faculdades”, explica.

Para 2022, o Projeto será ampliado em relação ao número de vagas, mentores e indústrias parceiras participantes. A publicação do novo processo seletivo para a 2ª edição do Programa de Mentoria está previsto para março de 2022.

Os acadêmicos que participaram do Projeto de Mentoria 2021 integram os cursos de Engenharia de Produção das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais; Engenharia Mecatrônica da unidade CIC, em Curitiba; Engenharia Automotiva da unidade Campus da Indústria, também em Curitiba, e Engenharia Elétrica das Faculdades da Indústria em Londrina.