Engenharia de Software está entre as preferidas no mercado de TI

Ganhos salariais e oportunidade de crescimento profissional estão entre os principais diferenciais para a carreira

Até 2024, o setor da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) deve demandar 421 mil profissionais para o mercado. Internet das Coisas (IoT), Cyber Segurança, Big Data, Computação em Nuvem e Inteligência Artificial (AI) estão entre as áreas com maior potencial de crescimento, na casa de 25%, 11%, 10%, 6% e 2%, respectivamente, segundo relatório da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Para atuar nesse mercado, que apresentou crescimento exponencial a partir de 2020 e 2021 com as mudanças de consumo e comportamento online originadas a partir da pandemia de Covid-19, o Engenheiro de Software tornou-se peça-chave em todo esse processo. 

Além da crescente oferta de vagas e busca por profissionais bem qualificados para o setor, os salários também são bastante atrativos. Segundo o portal Talent.com, o salário médio de desenvolvedor de software no Brasil é de R$53.628,00 por ano. 

“O Engenheiro de Software pode atuar no gerenciamento de projetos e de equipes de TI, questão relacionadas à arquitetura de software, funções voltadas para especificações, desenvolvimento, manutenção e criação de sistemas de software seguros e de alto desempenho para diversas áreas de negócio”, explica Cassiana Fagundes da Silva, coordenadora do curso de Engenheiro de Software na unidade São José dos Pinhais das Faculdades da Indústria. “O campo é extremamente vasto e tem atuação para todos os profissionais, incluindo indústrias da área de computação, Indústrias 4.0, empresas de desenvolvimento de software e novas startups”, acrescenta.

Entre os diferenciais das Faculdades da Indústria, podemos destacar as parcerias internacionais com instituições referência em inovação e gestão, como a Steinbeis University Berlin, parceria com a Microsoft para acesso às aplicações disponibilizadas pelo Microsoft Office 365, além da possibilidade de desenvolvimento de projetos com foco na Indústria 4.0 e SmartCities, utilizando o conceito de internet das coisas (IoT). 

Nas Faculdades da Indústria do Sistema Fiep, a graduação para Engenharia de Software é ofertada nas unidades de Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, todas com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2022. Inscreva-se e vem fazer essa Engenharia com a gente!