FabLab abre novas possibilidades para alunos vivenciarem a inovação

Nova unidade será inaugurada em setembro nas Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais
Aproximar indústrias e o meio acadêmico. Essa é a proposta do FabLab, espaço criado para compartilhar conhecimentos e colocar projetos em prática utilizando tecnologias para prototipação. O primeiro laboratório de fabricação digital do Sistema Fiep foi inaugurado em julho de 2017 e fica localizado na unidade da CIC, em Curitiba. O próximo FabLab será inaugurado em setembro deste ano nas Faculdades da Indústria, em São José dos Pinhais. Os equipamentos, ferramentas e expertise disponíveis nos laboratórios permitem que estudantes, profissionais e empresas transformem suas ideias em realidade, sempre com foco na resolução de problemas, desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e inovação.

As impressoras 3D costumam ser as "queridinhas" do espaço. O laboratório em São José dos Pinhais contará com um modelo Formlabs 2, capaz de criar protótipos em resina a baixo custo. O responsável técnico pelo FabLab, Iury Teixeira de Carvalho, explica que essa impressora pode ser utilizada para prototipação de soluções de alta tecnologia. "O público de inovação é muito exigente, demanda soluções de ponta”, conta.

De acordo com Alessandro de Castro, gerente da unidade, todo o FabLab foi pensado para que o espaço seja referência em cultura maker. Para isso, integra conceitos de Indústria 4.0 com ferramentas de fabricação digital. Há um espaço para aulas diferenciadas que utilizarão computadores e programas avançados, programas periódicos para alunos de escolas públicas e atendimento às demandas do setor industrial. “Entendemos que é um espaço múltiplo, que forma os profissionais da indústria do futuro enquanto viabiliza a experimentação de novas tecnologias”, diz.