Graduação

Matemática

Licenciatura

O curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo geral formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos, pautados nos princípios da interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

A PROFISSÃO

    O curso de licenciatura em Matemática contempla o estudo das diversas áreas que a componente curricular Matemática da Educação Básica abarca (aritmética, geometria, álgebra, trigonometria, lógica, desenho geométrico, estatística etc. de forma disciplinar e interdisciplinar), dos conhecimentos pedagógicos e de outras áreas do conhecimento, visando a formação de professores para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

    A estruturação inovadora desse curso visa a superação dos desafios contemporâneos, por meio da formação de professores com competências para promover diálogos interdisciplinares e interculturais capazes de formar leitores dos signos presentes tanto nos saberes disciplinares quanto nos pedagógicos, para uma prática docente que atenda as reais necessidades da Educação Básica.

    CAMPO DE ATUAÇÃO 

      O licenciado em matemática desenvolve competências e habilidades para o exercício de suas funções, com o objetivo de cumprir o papel social de um profissional qualificado para trabalhar com as atividades de docência no ensino da Matemática, a par de valores éticos, estéticos e políticos.

      Além da atuação direta na sala de aula, o profissional pode desenvolver outras ações pedagógicas em sistemas de ensino, elaborar material didático, colaborar na elaboração de documentos e diretrizes curriculares, em processos de avaliações em larga escala, no desenvolvimento de conteúdos e estratégias didático-metodológicos, presencial ou virtual, em sua área de atuação.

      Pode ainda atuar em contextos educacionais não formais, tais como museus, teatros, casas de cultura, produtoras audiovisuais (Educação a distância), bibliotecas, salas de leitura, projetos culturais, organizações não governamentais (ONG) etc.

      DIFERENCIAIS

      • As Faculdades da Indústria contam com completa infraestrutura, o que inclui laboratórios equipados e bibliotecas atualizadas.
      • O corpo docente é composto por profissionais atuantes no mercado, referências em suas áreas de atuação.
      • Possui sólidas parcerias internacionais com instituições que são referência em inovação e gestão, como a Steinbeis University Berlin.
      • Faz parte do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), o que significa que está totalmente alinhada à realidade e às necessidades do setor, que reconhece sua expertise.
      • Possui descontos para quem trabalha na indústria.

      O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

      • Vivências para Profissionalização Docente: A formação do Estudante | 80
      • Conhecimento e aprendizagem | 80
      • Projeto integrador escola e currículo: diferentes abordagens | 80
      • Democracia e Ética na Educação | 80

      • TOTAL: 320 horas
      • Vivências para Profissionalização Docente | 80
      • Ideias fundamentais do cálculo I | 80
      • Linguagem, matemática e Lógica | 80
      • Projeto integrador em Números e Operações nos diferentes contextos | 80
      • TOTAL: 320 horas
      • Vivências para profissionalização Docente: Gestão e processos | 80
      • Ideias fundamentais do cálculo II | 80
      • Representações e fundamentos geométricos | 80
      • Projeto integrador Matemática nos diferentes contextos | 80
      • TOTAL: 320 horas
      • Vivências para Profissionalização Docente: O residente, o professor e a investigação sobre sua prática formativa | 80
      • Ideias fundamentais do cálculo III | 80
      • Projeto Integrador Currículo da Matemática no Brasil e no Mundo | 80
      • Estágio Supervisionado | 80
      • TOTAL: 320 horas
      • Língua brasileira de sinais - LIBRAS | 80
      • Ideias fundamentais do cálculo IV | 80
      • Triângulos e quadriláteros notáveis | 80
      • Probabilidade e Estatísticas | 80
      • Projeto integrador em Cultura Digital e TIC's no ensino da Matemática | 80
      • Estágio Supervisionado | 80
      • TOTAL: 480 horas
      • Ideias fundamentais do cálculo V | 80
      • Resolução de Problemas e investigação matemática | 80
      • Epistemologia e etnomatemática no ensino | 80
      • Pensamentos e Representações algébricas | 80
      • Projeto Integrador em Jogos matemáticos e materiais manipuláveis | 80
      • Estágio Supervisionado | 80
      • TOTAL: 480 horas
      • Matemática Inclusiva | 80
      • Ideias fundamentais do cálculo VI  | 80
      • Avaliação Educacional e qualidade social da educação | 80
      • Projeto Integrador em Representações em Geometria Analítica | 80
      • Estágio Supervisionado | 80               
      • TOTAL: 400 horas
      • Ideias fundamentais do cálculo VII | 80
      • Análise Matemática | 80
      • Projeto integrador em Números, funções e geometria na educação básica | 80
      • Estágio Supervisionado | 80
      • Atividades Complementares | 240
      • TOTAL: 560 horas
      • TOTAL: 3.200 horas

      REQUISITOS PARA COMEÇAR 

      • Ensino médio completo;
      • Aprovação em processo seletivo. 

      EDITAL

      Calendário

      Vestibular

      Inscrições -vestibular tradicional (concurso de bolsas):

      Abertas

      Prova -vestibular tradicional (concurso de bolsas):

      23/11/2019

      Provas agendadas:

      até 20/03/2020

      Política de desconto

      Para ex-alunos, sindicatos e indústrias

      A política de descontos para matrículas 2020 proporciona a diversos públicos bonificações nos cursos das entidades que compõe o Sistema Fiep.