Indústrias certificadas saem na frente na hora da exportação

Live no dia 05/08 abordará o tema "Certificação em Alimentos para Exportação"

O Setor de Alimentos representou 56% do valor total da pauta de exportações do Paraná no primeiro semestre deste ano (janeiro a junho), contabilizando mais de US$ 5 bilhões em alimentos vendidos para fora do país. O complexo da soja e carnes, que enfrentam as maiores barreiras fitossanitárias para exportação em mercados como Europa, Ásia e Estados Unidos, por exemplo, foram os responsáveis por mais da metade da pauta das exportações de alimentos, com mais de US$ 4 bilhões exportados. Estes números mostram a importância do tema Certificações em Alimentos para Exportação, principalmente para as indústrias do Paraná.

“No mercado de alimentos prontos para o consumo, por exemplo, indústrias com certificação reconhecida pela Global Food Safety Iniciative (GFSI) conseguem alcançar grandes varejistas ao redor do mundo, trazendo um grande impulso para a indústria produtora de alimentos. A certificação é importante pois nivela a indústria mundialmente nos termos da norma certificada, atestando que a indústria com esta certificação cumpre os mesmos requisitos que uma mesma indústria na Europa ou Estados Unidos”, destaca Andres Lopes Lens, Engenheiro de Alimentos e Mestre em Engenharia pelo ITA, com sólida experiência na área de Gestão da Segurança de Alimentos e aplicação prática de ferramentas de qualidade e tratativa de não conformidades para as indústrias de alimentos com foco em exportação.

É dentro deste contexto que o Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria – campus Toledo promove, no dia 05/08, às 18h30, a live “Certificações em Alimentos para Exportação”, com Andres Lopes Lens.

“A certificação em alimentos para exportação é um braço do sistema de gestão da qualidade e segurança de alimentos, fazendo parte da estratégia da organização e envolvendo todos os setores da indústria: da alta diretoria à distribuição. A venda de alimentos para fora do país puxa a pauta de exportações do estado do Paraná e sabemos que indústrias certificadas conquistam ótimos resultados com aumento no volume de vendas, redução de custos ao melhorarem as operações internas, além de conquistarem maior confiança e credibilidade por parte dos clientes e mercado consumidor”, completa Andres.

A live “Certificações em Alimentos para Exportação” faz parte de um conjunto de ações da especialização em Gestão do Sistema Industrial de Alimentos e Bebidas, que está com inscrições abertas até o dia 16/08 e terá aulas nos sistemas EAD e Presencial Conectado no campus Toledo das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep.

“Criar uma cultura de segurança de alimentos dentro de uma indústria não é uma tarefa simples. Requer muito comprometimento nos níveis estratégico, tático e operacional. Por mais recursos financeiros, sem a cultura desenvolvida, o trabalho é muito mais árduo. Por esse motivo, atento às necessidades das indústrias paranaenses do setor de alimentos, o Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria, está promovendo esta live e abrindo turma para esta nova especialização. Indústrias bem preparadas, com colaboradores especialistas no sistema industrial de alimentos e com sólido conhecimento em certificações nacionais e internacionais sempre saem na frente”, explica Carlos Eduardo Leite Ribeiro, Gerente de Negócios Educacionais, Tecnologias e Regulação do Sistema Fiep.

 

Serviço:

Live - Certificações em Alimentos para Exportação, com Andres Lopes Lens

Data: 05/08

Horário: 18h30

Local: Canal da Indústria, no YouTube: www.youtube.com/canaldaindustriapr

 

Sobre o palestrante:

Andres Lopes Lens é Consultor Independente, graduado em Engenharia de Alimentos; Especialista em Inovação Tecnológica; Mestre em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Experiencia sólida na área de Gestão da Segurança de Alimentos – GMP, Food Defense, HACCP; Aplicação prática de Ferramentas de Qualidade e Tratativa de não conformidades; Domínio de ferramentas Project Model Canvas, Business Model Canvas e Elevator Pitch; Listed consultant IFS Food e IFS PAC Secure.

 

Sobre a especialização em Gestão do Sistema Industrial de Alimentos e Bebidas:

 

Os interessados em fazer parte da turma de especialização em Gestão do Sistema Industrial de Alimentos e Bebidas podem entrar em contato com o campus Toledo das Faculdades da Indústria por meio do e-mail: rafael.gelinski@sistemafiep.org.br ou pelo WhatsApp (45) 9 9941-6249.