Oficina exclusiva sobre currículo, LinkedIn e preparação para entrevistas

Acadêmicos do Programa de Mentoria recebem treinamento exclusivo com Mariana Reis

19/05/2022

Não é de hoje que os acadêmicos que buscam uma graduação têm entre os seus objetivos uma preparação prática que lhes garanta uma boa inserção no mercado de trabalho e, de preferência, enquanto ainda caminham com a formação no ensino superior, não é mesmo? Agora imagina participar de um treinamento exclusivo com a consultora internacional de recrutamento e carreira para o mercado nacional, europeu e asiático, Mariana Reis e descobrir tudo sobre currículo, LinkedIn e preparação para entrevistas? 

Isso já é realidade para 22 acadêmicos das unidades Campus da Indústria, CIC, Londrina e São José dos Pinhais das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep que foram aprovados para participar da 2ª edição do Programa de Mentoria das Faculdades da Indústria. 

No mês de maio, eles participaram dos três módulos da oficina “Os três pilares para as melhores vagas do mercado”, ministrada com exclusividade pela consultora internacional de recrutamento e carreira, Mariana Reis. 

“Um dos diferenciais do programa está relacionado ao fato de tornarmos nossos alunos protagonistas do processo, uma vez que são incentivados ao aprendizado hands-on a partir de experiências práticas. Os encontros favorecem e impulsionam o conhecimento de nossos acadêmicos com foco na aplicação imediata dos ensinamentos repassados pelos mentores, como orientações e recomendações em relação às tendências do mercado e habilidades técnicas e comportamentais para que possam se destacar em sua trajetória profissional contribuindo, também, para o desenvolvimento sustentável da indústria”, explica Jussara Fidelis, integrante da equipe responsável pelo Programa de Mentoria das Faculdades da Indústria.  

No módulo I, sobre Currículo, além de aprenderem a buscar as palavras-chaves corretas para seleção de vagas e aplicação de candidaturas, os alunos também foram treinados para construir currículos eficientes e estratégicos, vídeo currículo e a carta de apresentação. 

Já no módulo II do treinamento, as estratégias relacionadas ao LinkedIn dominaram a conversa. Mariana revelou os segredos por trás da mais famosa rede de relacionamento profissional do mundo e mostrou, na prática, como trabalhar o LinkedIn de maneira estratégica construindo um perfil que atraia a atenção dos recrutadores e, acima de tudo, deu dicas preciosas para posts estratégicos com foco no aumento da visibilidade do perfil e comunicação com o mercado.

“O programa de mentoria proporcionado pelas Faculdades da Industria tem sido excepcional. A oficina com a Mariana Reis foi um dos principais motivos para eu ter me inscrito na iniciativa que, com toda certeza, será um divisor de águas em minha trajetória, principalmente por estar em transição de carreira”, diz a acadêmica de Engenharia de Software da unidade CIC, Joyce Santos Mendes. 

Fechando o pacote de entregas, por meio de simulações de entrevistas e dinâmicas de grupos reais com devolutivas ao final, a consultora em carreiras mostrou aos alunos como eles devem se preparar para suas próximas entrevistas além de revelar alguns segredos: quais os comportamentos mais observados pelos recrutadores; as diferenças entre as famosas entrevistas com RH e gestores; e dicas preciosas para que os alunos possam se destacas em suas próximas dinâmicas e entrevistas. 

Saiba mais sobre o Programa de Mentoria:

O Programa de Mentoria tem como objetivo aproximar os estudantes de graduação da realidade das indústrias brasileiras, desenvolvendo e inspirando talentos por meio de uma mentoria vocacionada e que estimule a carreira industrial. 

Ao longo de oito meses, grandes líderes de indústrias e empresas de renome no Paraná como Bosch, Grupo Boticário, Selettra Automação e Robótica, Pátio Brasil e Vinicius Trevisan & Arquitetos Associados, compartilharão a história de suas carreiras e abrirão suas rotinas para que os estudantes acompanhem o dia a dia da alta gestão industrial. No final do processo, as empresas e indústrias participantes ainda terão a possibilidade de contratar seus mentorados como estagiários. 

Para os acadêmicos, o programa se apresenta como uma oportunidade para orientação de carreira com foco no setor empresarial e industrial, desenvolvendo experiência na indústria, além de receber certificado e carta de recomendação, escrita pelo mentor. 

Os alunos aprovados fazem parte dos seguintes cursos: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Engenharia Automotiva; Engenharia Elétrica; Engenharia de Energias; Engenharia de Produção; Engenharia de Software; Engenharia Mecânica; Engenharia Mecatrônica; Engenharia Química; Sistemas de Informação; Tecnologia em Automação Industrial; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Fabricação Mecânica; Tecnologia em Logística; e Tecnologia em Processos Gerenciais. 

Para conferir a lista de Mentores exclusivos para a edição 2022 do Programa, acesse aqui.