Organização Ambidestra: o futuro da alta gestão corporativa

Programa de Ambidestria Corporativa promete revolucionar a gestão de board das organizações para a tomada de decisões do presente com foco em objetivos futuros

12/08/2021

Como garantir os bons resultados de curto prazo e, ao mesmo tempo, preparar a organização para o futuro, mantendo o ponto de equilíbrio financeiro, respeitando o triple bottom line e mapeando as principais tendências para o negócio inovar e se manter fortalecido? Essa é uma das perguntas mais provocativas das reuniões de board e que, geralmente, trazem muitos pontos de vista e opiniões diversas entre os stakeholders da gestão, da propriedade e do conselho consultivo. Por vezes, estas três entidades até estão alinhadas com relação à importância do caminho escolhido, mas não em relação ao timming que os movimentos precisam ser feitos. E é justamente neste momento que surge a necessidade do conceito e prática da ambidestria na alta gestão corporativa.

O termo ambidestria, que significa originalmente a capacidade de ser igualmente habilidoso com ambas as partes do corpo, começou a ser conhecido no mundo corporativo em 2004, a partir de artigos publicados na Harvard Business Review e no MIT Sloan Review, que trouxeram à tona o dilema de cuidar do negócio e estruturas atuais e, ao mesmo tempo, olhar para negócios emergentes e estruturas futuras. Assim, uma organização ambidestra é aquela que sabe como manter sob atenção os resultados de curto prazo e, ao mesmo tempo, consegue fazer os movimentos necessários para preparar a organização para o futuro de maneira harmoniosa com os stakeholders da gestão, da propriedade e do conselho consultivo.

Dentro deste contexto, pensando em colaborador com a tomada de decisão dos executivos, equilibrando, com o mesmo grau de importância, os pilares desses três stakeholders, o Habitat Business School, hub da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep, com programação exclusiva para CEOs, diretores e executivos atentos aos novos recursos da Indústria 4.0, em parceria com a Inova Business School, lança o programa “Ambidestria Corporativa - A jornada de transformação da gestão”.

Inédito no País, o programa traz, na aula inaugural, uma master class com o guru da liderança e um dos mais influentes consultores de negócios do mundo, o indiano-americano e doutor pela Universidade de Harvard, Ram Charan.

Com duração de cinco meses, o programa apresenta de forma provocativa as tendências do mundo corporativo para serem confrontadas com a situação atual das organizações, além de possibilitar sessões individuais e confidenciais de coaching de ambidestria. Ao final do processo, os executivos participam da aula de encerramento com Julian Birkinshaw, professor de estratégia e empreendedorismo na London Business School, onde é o diretor acadêmico do Instituto Deloitte de Inovação e Empreendedorismo.

Direcionado a Executivos C-Level, Sócios, Proprietários ou Acionistas e Conselheiros, que ocupam uma ou mais destas posições há mais de cinco anos, o programa “Ambidestria Corporativa - A jornada de transformação da gestão” inicia no dia 20 de agosto e está organizado em dois módulos. O primeiro, denominado contexto para ambidestria e change management vai abordar, entre outros temas, o mundo em 2030: a era da singularidade; o futuro da economia e do capitalismo; cultura, lifelong learning e liderança; mindset ágil e upskilling digital. O segundo módulo, conduzirá o participante para a jornada, a metodologia e as ferramentas da ambidestria trabalhando temas como, transformação digital, negócios de plataforma e negócios de ecossistema.

As inscrições podem ser realizada até o dia 20/08 na página do Habitat Business School da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep: faculdadesdaindustria.org.br/escola-negocio/habitat/

 

SERVIÇO:

Programa “Ambidestria Corporativa - A jornada de transformação da gestão”

Data de início: 20 de agosto de 2021

Dias de aula: formato de imersão, com aulas sexta (tarde e noite) e sábado (manhã e tarde), 1 vez por mês

Horário: sexta-feira das 14h às 22h e sábados das 09h às 17h30

As aulas serão realizadas de forma digital (ao vivo e online), na plataforma Zoom, incorporada ao Canvas LMS. As aulas ficam gravadas por 7 dias.

Informações e inscrições: faculdadesdaindustria.org.br/escola-negocio/habitat/