Parceria com a Volkswagen possibilita imersão acadêmica na indústria

Projeto Jornada VW 100 desenvolve alunos para a realidade do mercado profissional

28/12/2021 - Atualizado em 17/12/2021

Com objetivo de promover a análise de situações-problema, estimulando a proposição de soluções reais alinhadas às diferentes estratégias teorias apresentadas em sala de aula, a unidade SJP das Faculdades da Indústria, em parceria com a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, realizaram o Projeto Jornada VW 100. 

“O programa VW100 desenvolvido pelos alunos e professores da Faculdade da Indústria em conjunto com a Volkswagen é a materialização da inovação aberta, juntando vida acadêmica com o dia a dia da indústria. O programa evidenciou a capacidade criativa dos estudantes que apresentaram propostas inovadoras com o objetivo de melhoria dos processos da Volkswagen”, diz o Gestor de Unidade na Volkswagen do Brasil, José Eduardo Bruscato, Anlaufmanager (gerente de startup) VW27x/1 & VW246/4 - Implementação de Projetos. 

Em 100 dias, tempo equivalente a um semestre letivo, alunos de Engenharia de Produção, Logística, Sistemas de Informação, Administração e Pedagogia, foram apresentados a problemas reais da montadora e desafiados a apresentar soluções válidas para implantação, alinhadas à realidade do mercado. 

“O projeto jornada VW 100 é um instrumento de integração entre o ensino e a prática profissional, na medida em que proporciona contato com as demandas do mercado envolvendo diferentes áreas de formação acadêmica”, explica Joubert Alexandro Machado, coordenador de Educação Profissional da unidade SJP das Faculdades da Indústria. “Por meio de atividades como esta, entregamos para as indústrias profissional com as habilidades e competências exigidas pelo mercado, além de conhecimentos práticos em relação aos setores em que serão inseridos”, diz. 

Para o gerente de planejamento de série, Cesar Luiz Schlindwein, projetos como esse caminham ao encontro da formação de profissionais preparados para o futuro das indústrias instaladas no estado. “Foi uma oportunidade sensacional acompanhar o aprendizado dos estudantes. Eles puderam verificar os processos da fábrica e realizar projetos de inovação e digitalização; estão seguindo a tendência do mercado em formação de profissionais do futuro, muito necessária para nossa comunidade industrial. A Volkswagen está de portas abertas para o futuro desenvolvimento dos estudantes das Faculdades da Indústria”. 

A Volkswagen já confirmou participação nas jornadas previstas para 2022. 

 

Confira abaixo outras declarações dos colaboradores da fábrica da Volkswagen envolvidos com a Jornada VW 100: 

“O resultado final do trabalho foi surpreendente, ainda mais pensando que a ideia original para esse projeto proposto era totalmente diferente. A equipe foi a fundo na análise de causa raiz e com um mindset totalmente focado em design thinking conseguiu captar a essência do problema e apresentar uma solução que pode se adequar muito bem à nossa realidade. Não vejo a hora de poder implementar esse POC e torná-lo escalável, não somente em nossa planta, mas em outras do grupo Volkswagen.” - Leo Hideki Obata, Analista de Processos e Planejamento de Série. Padrinho da equipe do 4º semestre de Sistemas de Informação orientada pela Profa. Cassiana Fagundes da Silva.    

“O projeto de trazer alunos para dentro da empresa, apresentando desafios reais da indústria, é muito interessante. Além de mostrar aos estudantes situações em que os mesmos são desafiados a serem criativos, buscando soluções nada óbvias, eles podem conhecer a realidade dentro das indústrias, a tecnologia envolvida nos processos e aplicar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula. Por outro lado, para os padrinhos e demais colaboradores envolvidos, esta forma de trabalho é motivacional, faz com que nós possamos apresentar nosso dia a dia dentro de uma indústria, e os orientem para que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcançados. De certa forma, podemos apresentar aos alunos, um pouco da realidade de como é trabalhar dentro das indústrias. Resolvendo problemas com recursos tecnológicos e curtos prazos. O resultado final foi positivo e deverá ser implementado em nossos processos produtivos”. - Rodrigo Gonçalves da Silva, Engenheiro da Qualidade - Estamparia e Armação - Especialista em soldagem IWE. Padrinho da equipe do 5º semestre de Engenharia de Produção orientada pela Profa. Rosilda do Rocio do Vale. 

“Desde a primeira visita à planta onde os acompanhei observei interesse e perguntas bastante pertinentes a respeito do projeto. Todas as informações repassadas à equipe foram muito bem aproveitadas, a ideia principal e a proposta foram claras e de fácil entendimento. A sugestão apresentada também vem de encontro a necessidade da empresa e se aprovada trará excelentes resultados a qualidade dimensional da carroceria”.  - Benedito S. Ribeiro, Analista Processo Pleno – Fábrica Piloto VW. Padrinho da equipe do 5º semestre de Engenharia de Produção orientada pela Profa. Rosilda do Rocio do Vale. 

“Fiquei muito feliz em receber o convite da Volkswagen para ser padrinho de um dos projetos que estava envolvido, e surpreso quando soube que era na instituição que eu havia me formado e feito pós-graduação. Trabalhar com os alunos me fez lembrar minha época de faculdade, e não medi esforços em ajudar, pois passei pelo mesmo momento e hoje estou em uma etapa profissional que devo à instituição que IEL e feliz pela parceria que tem com a Volkswagen. Aos alunos, desejo sucesso na nova fase que se inicia e agradeço pelo trabalho apresentado e pela dedicação, pois a proposta atendeu as expectativas da empresa e do próprio setor envolvido, e vamos levar a proposta adiante”. - Jeiel Pires dos Santos - Planejamento e Operações Logísticas. Padrinho da equipe do 4º semestre de Logística e 8º semestre de Sistemas de Informação, orientados pelas Profas. Rosilda do Rocio do Vale, Cassiana Fagundes da Silva e Prof. Joair Rossetto Schelela Junior. 

“A parceria que deu certo VW do Brasil e a FIEP do Paraná, mostra o caminho da indústria 4.0 aos seus alunos. A prática e teoria caminham lado a lado nesta experiência única onde os alunos puderam trazer seu conhecimento adquirido dentro da sala de aula para a indústria Automotiva. A participação da empresa neste momento na formação dos futuros profissionais traz a segurança que o mercado de trabalho espera de um grande profissional. O trabalho desenvolvido com oportunidades reais da indústria faz com que no futuro próximo possamos aplicar os pontos observados pelas equipes. Pudemos observar o crescimento dos alunos nesta etapa do trabalho dentro da Indústria Automotiva” - Ademir Assunção Junior, Líder de Manufatura P.U. Curitiba. Padrinho da equipe do 4º semestre de Logística orientados pela Profa. Rosilda do Rocio do Vale e Prof. Joair Rossetto Schelela Junior.