Podcast Ligado na Indústria fala sobre o tripé Educação, Fab Lab e Indústria

Elizangela Camargo, da Renault no Brasil, conversa sobre a parceria com o Fab Lab da Indústria do Sistema Fiep e a educação para a Indústria do futuro

04/10/2021

Um conceito que surgiu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e se espalhou pelo mundo, os Fab Labs são um espaço de cultura maker e de educação, de prototipagem e de fabricação digital, com diversos equipamentos e uso de novas tecnologias que incentivam a troca de ideias e conhecimentos pelos usuários, a partir de um ambiente colaborativo.

Nesses espaços, as indústrias podem apresentar as suas demandas de maneira aberta e os alunos, usando todo o know-how repassado de maneira acadêmica em sala de aula, podem criar soluções usando tecnologias voltadas para essas empresas, formando o tripé Educação, Fab Lab e Indústria 4.0, criando uma rede de colaboração e um espaço compartilhado onde todos ganham.

No Paraná existem apenas três Fab Labs e dois deles são do Sistema Fiep. Um está localizado dentro da Unidade do Senai CIC, em Curitiba, e o outro dentro das Faculdades da Indústria, em São José dos Pinhais. O acadêmico de Sistemas de Informação das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais, Luís Felipe da Silva Machado, participou do Podcast Ligado na Indústria Educação e conversou com Elizangela Camargo, Coordenadora de Projetos de Inovação na Engenharia na Renault do Brasil, e Iury Teixeira de Carvalho, responsável pelo Fab Lab da Indústria do Sistema Fiep, em São José dos Pinhais.

Luís Felipe comentou sobre a participação e conquista do primeiro lugar no Grand Prix de Inovação realizado em parceria com a Renault do Brasil, em 2019, por meio do Fab Lab das Faculdades da Indústria, e como o uso das tecnologias, conectividade e troca de experiências a partir desse ambiente de cultura maker fizeram a diferença na hora de conquistar uma colocação profissional. “Participar das atividades propostas pelos Fab Labs é muito válido para a questão profissional. Hoje em dia, os entrevistadores perguntam sobre Hackathon, Fab Lab, se temos algum conhecimento e interação nesse sentido. Participar destas atividades e estar envolvido com a cultura maker fazem a diferença na formação e na colocação para as melhores vagas”, explica o acadêmico.

Durante a conversa, Elizangela Camargo e Iury Teixeira de Carvalho também pontuaram como as indústrias podem aproveitar ao máximo esse tipo de espaço colaborativo e a ligação da Renault e do Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria, para o tripé Educação, Fab Lab e Indústria 4.0.

O episódio completo você escuta neste link e demais plataformas de áudio.