Pós-graduação
Especialização do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada | PE-Safety

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), criado pelo Decreto Nº 27.695, de 16 de janeiro de 1950 e definido pela Lei 2.165, de 5 de janeiro de 1954, é uma Instituição Universitária especializada no Campo do Saber Aeroespacial, sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica (COMAER), a qual tem por finalidade promover, por meio da educação, do ensino, da pesquisa e da extensão, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com o Campo Aeroespacial e a formação de profissionais de nível superior nas especializações de interesse da Aeronáutica e do Setor Aeroespacial em geral.

 

- Inscrições: 8 de novembro de 2019 a 5 de outubro de 2020.

- Exame de seleção: 14 de março, 22 de agosto e 19 de setembro de 2020.

- Contato para esclarecimento de dúvidas: Tânia e/ou Aline, Secretaria do PE-Safety, (12) 3947-6984.

- Período: prevista para o período de outubro de 2020 a novembro de 2021. 

OBJETIVO

  • O PE-Safety visa à integração de competências hoje existentes, freqüentemente atuando de modo isolado, em engenharia aeronáutica, engenharia de helicópteros e aeronaves de asas rotativas, segurança operacional de vôo, confiabilidade e segurança de sistemas de aeronaves, gerenciamento de crises e planejamento de contingências, análise de ambientes de negócios da aviação, certificação aeronáutica, responsabilidade civil, aspectos legais e contratos aeronáuticos, fatores humanos em segurança de aviação, sistemas de gestão de segurança de aviação, fatores humanos em engenharia de sistemas na aviação, aeroportos e segurança, manutenção de sistemas aeronáuticos, medicina aeroespacial, psicologia em aviação. São objetivos do curso: (a) Ampliar referenciais e aprofundar noções do conhecimento aeronáutico em suas interfaces com a Segurança de Aviação e a Aeronavegabilidade Continuada. (b) Fornecer subsídios para o crescimento da cultura de Segurança de Aviação nos diversos ambientes onde a atividade aérea é essencial, contribuindo para a atuação pró-ativa nos diversos escalões da organização. (c) Incentivar o desenvolvimento de uma abordagem científica e tecnológica de modo a estimular novas linhas de pesquisa no campo de Segurança de Aviação em nosso País.

PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais com diploma ou certificado de curso superior (3o grau) completo que atuam no setor de AVIAÇÃO e que almejam sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à SEGURANÇA DE AVIAÇÃO e à AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA em nível de Especialização, preparando-se para enfrentar os desafios e responsabilidades associados ao estabelecimento e implementação de uma sólida cultura nessas áreas do conhecimento. Em termos institucionais a formação oferecida por este curso é direcionada a capital humano envolvido com o CENIPA (FFAA), Forças Auxiliares, Polícias Militares, Polícias Civis e Bombeiros Militares dos Estados ligados à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), profissionais da SAC (Secretaria de Aviação Civil), i.e., ANAC e Infraero, e demais agências, fabricantes aeronáuticos, empresas aéreas, sonhadores e aficcionados da atividade aérea, bacharéis em Ciências Aeronáuticas e em Aviação Civil.

CERTIFICADO

Certificado de Especialista em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, outorgado pelo ITA. Esse certificado tem validade nacional, pois obedece à Resolução CNE/CES no. 1, de 8 de junho de 2007.

EXAME DE SELEÇÃO

Inclui análise curricular, prova escrita e entrevista, sendo essas últimas duas fases realizadas conjuntamente nas mesmas datas, ou seja, em 14 de março, 22 de agosto e 19 de setembro de 2020, sábados, no mesmo local onde o curso vai ser realizado (Campus da Indústria, Curitiba).

INSTRUÇÕES

Para informações detalhadas sobre o exame de seleção e sobre a especialização, assim como datas e valores, acesse aqui as Instruções na íntegra.

Política de desconto

Para ex-alunos, sindicatos e indústrias

A política de descontos para matrículas 2019 proporciona a diversos públicos bonificações nos cursos das entidades que compõe o Sistema FIEP.