Cursos Modulares
A avaliação educacional é uma tarefa didática
OBJETIVO
Proporcionar a compreensão do processo de avaliação educacional no contexto do planejamento didático.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a avaliação enquanto atividade política;
- Compreender a diferença entre a avaliação reguladora e a emancipatória;
- Compreender como o contexto político e social afetam a o processo e avaliação educacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
É importante avaliar o processo de ensino aprendizagem?
EMENTA
- O processo de avaliação como uma atividade política;
- A avaliação reguladora versus a avaliação emancipatória;
- A avaliação no contexto político e social do processo de aprendizagem.
CARGA HORÁRIA
- 1 Avaliação como atividade política
- 1.1 Oportunizar a reflexão crítica e o debate sobre conceitos básicos do ato de avaliar
- 2 Avaliação reguladora e emancipatória
- 2.1 O que é ideologia
- 2.2 Avaliação reguladora
- 2.3 Avaliação emancipatória
- 3 Contexto político e social do processo ensino-aprendizagem
- 3.1 O que é avaliação
- 3.2 O papel da avaliação nas relações pedagógicas no contexto escolar
- 3.3 Orientação do Ministério da Educação e legislações da educação básica
METODOLOGIA DE ENSINO
- Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
- Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial
Duração
12 horas
Investimento
R$190,00