Cursos Modulares
Fundamentos da Educação Infantil
APRESENTAÇÃO
A Educação Infantil, por ser um campo que aborda a educação das crianças pequenas, cujo alcance é de zero a cinco anos, é um tema fundamental para a formação do profissional que atuará na educação, especificamente na docência. Antigamente, por não se considerar a infância, tampouco ocorrer a institucionalização desse segmento na educação escolar, a formação para atuar na Educação Infantil era algo irrelevante, embora, hoje, tenhamos plena consciência do quanto é importante essa formação. Não basta apenas “tomar conta das crianças”, o profissional da educação que atuará na Educação Infantil necessita compreender o conceito de infância da contemporaneidade, a luta pela concretização de espaços escolares para o atendimento educacional infantil, assim como uma pedagogia coerente com o sujeito infantil que desponta nessa sociedade. Os conteúdos aqui tratados valem muito para a sua formação. Aproveite ao máximo, pois o diferencial neste material de leitura é a articulação teórico-prática, ou seja, você compreenderá como as teorias aqui tratadas se desdobram na prática educativa com crianças de zero a cinco anos.
- Ao final desta disciplina, esperamos que você seja capaz de:
- Identificar os fundamentos teórico-metodológicos da Educação Infantil em seus processos históricos, políticos, sociais, culturais e pedagógicos, reconhecendo suas implicações e impactos para a concepção de infância na contemporaneidade.
- Apontar as ideias pedagógicas dos primeiros pensadores em educação a partir do século XVII.
- Analisar as diretrizes e propostas curriculares como instrumentos norteadores da Educação Infantil, reconhecendo o trabalho com interdisciplinaridade e o lúdico nesta etapa.
- Discutir elementos constitutivos da organização do dia a dia educativo em creches e pré-escolas.
- Discutir o caráter pedagógico e lúdico da brincadeira, assim como identificar a brincadeira como um elemento da cultura.
- Diferenciar o objetivo da avaliação na Educação Infantil numa perspectiva mediadora.
EMENTA
- Concepções de infância.
- Criança e educação.
- Educação e cuidado: relação dialética.
- Tendências atuais do currículo da escola infantil.
- Brincadeira na escola infantil.
- Atividades de planejamento, execução e avaliação do trabalho em creches e pré-escolas.
CARGA HORÁRIA
- 36 horas
- Apresentação;
- Unidade 1 - História da Infância e da Educação Infantil;
- Unidade 2 - Concepções de Educação Infantil;
- Unidade 3 - Propostas Curriculares na Educação Infantil;
- Unidade 4 - Organização do Trabalho Pedagógico;
- Unidade 5 - Brincadeira na Educação Infantil;
- Unidade 6 - Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil;
Duração
36 horas
Investimento
R$ 570,00