Cursos Modulares

A avaliação educacional é uma tarefa didática

voltar

OBJETIVO

Proporcionar a compreensão do processo de avaliação educacional no contexto do planejamento didático.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a avaliação enquanto atividade política;
  • Compreender a diferença entre a avaliação reguladora e a emancipatória;
  • Compreender como o contexto político e social afetam a o processo e avaliação educacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

É importante avaliar o processo de ensino aprendizagem?

EMENTA

  • O processo de avaliação como uma atividade política;
  • A avaliação reguladora versus a avaliação emancipatória;
  • A avaliação no contexto político e social do processo de aprendizagem.

CARGA HORÁRIA

12 horas

  • 1 Avaliação como atividade política
  • 1.1 Oportunizar a reflexão crítica e o debate sobre conceitos básicos do ato de avaliar
  • 2 Avaliação reguladora e emancipatória
  • 2.1 O que é ideologia
  • 2.2 Avaliação reguladora
  • 2.3 Avaliação emancipatória
  • 3 Contexto político e social do processo ensino-aprendizagem
  • 3.1 O que é avaliação
  • 3.2 O papel da avaliação nas relações pedagógicas no contexto escolar
  • 3.3 Orientação do Ministério da Educação e legislações da educação básica

METODOLOGIA DE ENSINO

  • Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
  • Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial


Duração

12 horas

Investimento

R$190,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins