Cursos Modulares

Aprender brincando: ludicidade e pensamento pedagógico

voltar

OBJETIVO

Compreender os conceitos simbólicos e a importância do brincar para o desenvolvimento da aprendizagem infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Compreender os fundamentos teóricos da importância do brincar;
    • Entender a relação entre a criança e o jogo na visão de Froebel;
    • Compreender importância do brincar e do brinquedo na infância.

    PERGUNTA-CHAVE

    O que o brinquedo representa? O que a criança pretende resolver ou demonstrar ao brincar?

    EMENTA

    • Fundamentos teóricos da importância do brincar;
    • A criança e o jogo na visão de Froebel;
    • A infância, o brincar e o brinquedo.

    CARGA HORÁRIA

    12 horas

    • 1 Fundamentos teóricos da importância do brincar
    • 1.1 O desenvolvimento no simbolismo no brinquedo
    • 1.2 O brinquedo como instrumento de apropriação das crianças
    • 1.3 O brinquedo e a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal)
    • 1.4 A importância do jogo para Piaget
    • 1.5 O jogo simbólico.
    • 1.6 O lúdico e o jogo na visão de Piaget e Vygostky 
    • 2  A criança e o jogo na visão de Froebel
    • 2.1 Valorização dos interesses e necessidades da criança
    • 2.2 Visão “romântica” de Froebel sobre a infância
    • 2..3 Defesa da expressão da natureza infantil por meio de brincadeiras livres e espontâneas
    • 2.4 O jogo como parte integrante do trabalho pedagógico
    • 2.5 O caráter lúdico do Jardim de Infância
    • 2.6 Metodologia de Froebel (dons, brinquedos e jogos, brincadeiras, atividades livres)
    • 3 A infância e o brincar
    • 3.1 Criação do brinquedo pelo adulto e posterior “adaptação” ao universo infantil
    • 3.2 O brincar como instrumento de percepção do corpo e da alma
    • 3.3 O brinquedo como instrumento para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico da criança

    METODOLOGIA DE ENSINO

    • Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
    • Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial

    Duração

    12 horas

    Investimento

    R$190,00

    Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins