Cursos Modulares
Avaliação: Aspectos Institucionais e da Aprendizagem
OBJETIVO
Proporcionar a compreensão dos conceitos, técnicas e orientações didático-pedagógicas dos sistemas de avaliação da educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os fundamentos dos modelos de avaliação da educação;
- Compreender o projeto pedagógico como suporte para as novas formas de avaliação;
- Compreender os Impactos das políticas educacionais nos processos de avaliação.
PERGUNTA-CHAVE
Vamos avaliar?
EMENTA
- Fundamentos dos modelos de avaliação da educação;
- O projeto pedagógico e a avaliação educacional
- Políticas educacionais e os processos avaliativos.
CARGA HORÁRIA
- 1 Modelos avaliativos
- 1.1 Conceitos e princípios que conformam os modelos avaliativos
- 1.2 Desafios e perspectivas
- 1.3 Avaliação, aprendizagem e investigação didática: o enfoque psicopedagógico
- 2 O projeto pedagógico para a avaliação
- 2.1. O projeto pedagógico como suporte para as novas formas de avaliação
- 2.2 Explicitação dos fundamentos da avaliação institucional e da avaliação da aprendizagem
- 3 Políticas educacionais e os processos avaliativos
- 3.1 Impactos das políticas educacionais nos processos de avaliação
- 3.2 Avaliação na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) - Lei 9394/1996
- 3.3 Processos avaliativos governamentais (Saeb, ENEM)
METODOLOGIA DE ENSINO
- Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
- Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial
Duração
12 horas
Investimento
R$190,00