Cursos Modulares

Avaliação: Aspectos Institucionais e da Aprendizagem

voltar

OBJETIVO

Proporcionar a compreensão dos conceitos, técnicas e orientações didático-pedagógicas dos sistemas de avaliação da educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender os fundamentos dos modelos de avaliação da educação;
  • Compreender o projeto pedagógico como suporte para as novas formas de avaliação;
  • Compreender os Impactos das políticas educacionais nos processos de avaliação.

PERGUNTA-CHAVE

Vamos avaliar?

EMENTA

  • Fundamentos dos modelos de avaliação da educação;
  • O projeto pedagógico e a avaliação educacional
  • Políticas educacionais e os processos avaliativos.

CARGA HORÁRIA

12 horas

  • 1 Modelos avaliativos
  • 1.1 Conceitos e princípios que conformam os modelos avaliativos
  • 1.2 Desafios e perspectivas
  • 1.3 Avaliação, aprendizagem e investigação didática: o enfoque psicopedagógico
  • 2 O projeto pedagógico para a avaliação
  • 2.1. O projeto pedagógico como suporte para as novas formas de avaliação
  • 2.2 Explicitação dos fundamentos da avaliação institucional e da avaliação da aprendizagem
  • 3 Políticas educacionais e os processos avaliativos
  • 3.1 Impactos das políticas educacionais nos processos de avaliação
  • 3.2 Avaliação na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) - Lei 9394/1996
  • 3.3 Processos avaliativos governamentais (Saeb, ENEM)

METODOLOGIA DE ENSINO

  • Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
  • Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial


Duração

12 horas

Investimento

R$190,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins