Cursos Modulares

Competitividade de Mercado

voltar

OBJETIVO

Entender os conceitos da análise competitiva de Porter, bem como realizar estudos sobre concorrência, segmentação de mercado, mercado alvo e posicionamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender os fundamentos da competividade empresarial;
  • Compreender os fatores críticos do sucesso de uma estratégia empresarial;
  • Compreender as fontes internas de competividade empresarial.

PERGUNTA-CHAVE

Como elaborar uma estratégia competitiva de mercado?

EMENTA

  • Fundamentos de competitividade empresarial;
  • Análise de concorrência e estratégia competitiva;
  • Competitividade baseada em recursos;

CARGA HORÁRIA

12 horas

  • 1 Conceitos de competitividade empresarial
  • 1.1 O que é estratégia?
  • 1.2 O que é posicionamento?
  • 1.3 Segmentação e mercado alvo como decisão estratégica
  • 2  Análise da concorrência como estratégia competitiva
  • 2.1 Análise da concorrência e grupos estratégicos
  • 2.2 As 5 Forças de Porter
  • 2.3 Fatores críticos de sucesso
  • 3 Competitividade baseada e recursos
  • 3.1 Características dos recursos estratégicos (Modelo V.R.I.O.)
  • 3.2 Recursos tangíveis, intangíveis e financeiros
  • 3.3 Mobilização dos recursos para a competitividade de mercado

METODOLOGIA DE ENSINO

  • Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
  • Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial

As aulas presenciais e semipresenciais dependerão do calendário e disponibilidade de cada Regional (Estado). Para mais informações, entre em contato com o Regional (Estado) desejado.

Duração

12 horas

Investimento

R$190,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins