Cursos Modulares
Competitividade de Mercado
OBJETIVO
Entender os conceitos da análise competitiva de Porter, bem como realizar estudos sobre concorrência, segmentação de mercado, mercado alvo e posicionamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os fundamentos da competividade empresarial;
- Compreender os fatores críticos do sucesso de uma estratégia empresarial;
- Compreender as fontes internas de competividade empresarial.
PERGUNTA-CHAVE
Como elaborar uma estratégia competitiva de mercado?
EMENTA
- Fundamentos de competitividade empresarial;
- Análise de concorrência e estratégia competitiva;
- Competitividade baseada em recursos;
CARGA HORÁRIA
- 1 Conceitos de competitividade empresarial
- 1.1 O que é estratégia?
- 1.2 O que é posicionamento?
- 1.3 Segmentação e mercado alvo como decisão estratégica
- 2 Análise da concorrência como estratégia competitiva
- 2.1 Análise da concorrência e grupos estratégicos
- 2.2 As 5 Forças de Porter
- 2.3 Fatores críticos de sucesso
- 3 Competitividade baseada e recursos
- 3.1 Características dos recursos estratégicos (Modelo V.R.I.O.)
- 3.2 Recursos tangíveis, intangíveis e financeiros
- 3.3 Mobilização dos recursos para a competitividade de mercado
METODOLOGIA DE ENSINO
- Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
- Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial
As aulas presenciais e semipresenciais dependerão do calendário e disponibilidade de cada Regional
(Estado). Para mais informações, entre em contato com o Regional (Estado) desejado.
Duração
12 horas
Investimento
R$190,00