Cursos Modulares

Concepções Pedagógicas da Avaliação

voltar

OBJETIVO

Compreender quais são as diferentes formas de avaliação de alunos que podemos aplicar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a avaliação reguladora e emancipatória;
  • Compreender a relação entre conteúdo, metodologia e avaliação;
  • Compreender os conceitos da avaliação.

    PERGUNTA-CHAVE

    Quais são as diferentes concepções que podemos ter para o processo de avaliação de alunos?

    EMENTA

    • Avaliação reguladora e emancipatória;
    • Relação entre conteúdo, metodologia e avaliação;
    • Conceitos da avaliação.

    CARGA HORÁRIA

    12 horas

    • 1 Avaliação reguladora e emancipatória
    • 1.1 O que é ideologia
    • 1.2 Avaliação reguladora
    • 1.3 Avaliação emancipatória
    • 2 Relação entre conteúdo, metodologia e avaliação  
    • 2.1 Currículo da base comum
    • 2.2 Currículo da base diversificada
    • 2.3 Assuntos interdisciplinares 
    • 3 Conceitos da avaliação
    • 3.1 Avaliação descritiva e processual
    • 3.2 Desempenho escolar: fracassos e êxito como dialogar
    • 3.3 Avaliação como elemento integrador
    • 3.4 A linguagem tecnológica e novas formas de avaliar a aprendizagem dos alunos

    METODOLOGIA DE ENSINO

    • Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
    • Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial


    Duração

    12 horas

    Investimento

    R$190,00

    Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins