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Dificuldades de Aprendizagem

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APRESENTAÇÃO

 a disciplina Dificuldades de Aprendizagem, que se objetiva a proporcionar uma reflexão sobre o que constitui as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar, bem como a compreensão em relação aos distúrbios e transtornos mais frequentes quanto à aprendizagem e as possibilidades de intervenções.
A reflexão trará o foco para a importância do pedagogo conhecer e caracterizar as dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar, para que ele desenvolva ações exitosas e que contribua para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, por meio da prevenção, avaliação e intervenções pedagógicas. 
Nesse sentido, vale ressaltar que as dificuldades de aprendizagem abrangem elementos que impedem os alunos de aprenderem e que não estão relacionados a motivos educativos, mas a outros aspectos que necessitam de investigação, como biológico, psicológico e social. Isso porque o processo de aprendizagem está diretamente relacionado ao cognitivo, ou seja, à capacidade intelectual-mental do ser humano.
Dessa forma, refletir, conhecer e estudar sobre as dificuldades de aprendizagem é fundamental para o pedagogo inserido na educação. A aprendizagem é um processo de apropriação do mundo e de si mesmo, por meio de uma evolução gradativa e global do ser humano, o que envolve as habilidades intelectuais, sensitivo-motoras, percepções sociais, capacidade de responder a uma situação de perigo e de conviver com as normas sociais, entre outras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Discuta sobre a relação entre dificuldades de aprendizagem e fracasso escolar.
  • Identifique as teorias das dificuldades de aprendizagem.
  • Analise os transtornos e distúrbios que dificultam a aprendizagem.
  • Investigue sobre as características das dificuldades de aprendizagem e os aspectos socioculturais.
  • Aponte as estratégias de identificação de uma dificuldade de aprendizagem.
  • Defina as intervenções para as dificuldades de aprendizagem.

EMENTA

  • Dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e possibilidade de intervenção pedagógica.
  • Compreensão das patologias mais frequentes na linguagem escrita, oral, pensamento matemático, espacial, dificuldades e deficiências quanto à aprendizagem.
  • Caracterização das dificuldades de aprendizagem e escolares; transtornos e disfunções.
  • Identificação das dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar.
  • Estudo dos distúrbios na área cognitiva.
  • Prevenção, avaliação e intervenção pedagógica.

CARGA HORÁRIA

  • 36 horas

  • Apresentação;
  • Unidade 1 - Dificuldades de Aprendizagem e Fracasso Escolar;
  • Unidade 2 - As Teorias das Dificuldades de Aprendizagem;
  • Unidade 3 - Distúrbios e Transtornos das Dificuldades de Aprendizagem;
  • Unidade 4 - Características das Dificuldades de Aprendizagem e os Aspectos Socioculturais;
  • Unidade 5 - Identificação das Dificuldades de Aprendizagem;
  • Unidade 6 - Intervenções para as Dificuldades de Aprendizagem; 

Duração

36 horas

Investimento

R$ 570,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins