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Fundamentos da Educação Infantil

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APRESENTAÇÃO

A Educação Infantil, por ser um campo que aborda a educação das crianças pequenas, cujo alcance é de zero a cinco anos, é um tema fundamental para a formação do profissional que atuará na educação, especificamente na docência. Antigamente, por não se considerar a infância, tampouco ocorrer a institucionalização desse segmento na educação escolar, a formação para atuar na Educação Infantil era algo irrelevante, embora, hoje, tenhamos plena consciência do quanto é importante essa formação. Não basta apenas “tomar conta das crianças”, o profissional da educação que atuará na Educação Infantil necessita compreender o conceito de infância da contemporaneidade, a luta pela concretização de espaços escolares para o atendimento educacional infantil, assim como uma pedagogia coerente com o sujeito infantil que desponta nessa sociedade. Os conteúdos aqui tratados valem muito para a sua formação. Aproveite ao máximo, pois o diferencial neste material de leitura é a articulação teórico-prática, ou seja, você compreenderá como as teorias aqui tratadas se desdobram na prática educativa com crianças de zero a cinco anos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Ao final desta disciplina, esperamos que você seja capaz de:
  • Identificar os fundamentos teórico-metodológicos da Educação Infantil em seus processos históricos, políticos, sociais, culturais e pedagógicos, reconhecendo suas implicações e impactos para a concepção de infância na contemporaneidade.
  • Apontar as ideias pedagógicas dos primeiros pensadores em educação a partir do século XVII.
  • Analisar as diretrizes e propostas curriculares como instrumentos norteadores da Educação Infantil, reconhecendo o trabalho com interdisciplinaridade e o lúdico nesta etapa.
  • Discutir elementos constitutivos da organização do dia a dia educativo em creches e pré-escolas.
  • Discutir o caráter pedagógico e lúdico da brincadeira, assim como identificar a brincadeira como um elemento da cultura.
  • Diferenciar o objetivo da avaliação na Educação Infantil numa perspectiva mediadora.

EMENTA

  • Concepções de infância.
  • Criança e educação.
  • Educação e cuidado: relação dialética.
  • Tendências atuais do currículo da escola infantil.
  • Brincadeira na escola infantil.
  • Atividades de planejamento, execução e avaliação do trabalho em creches e pré-escolas.

CARGA HORÁRIA

  • 36 horas

  • Apresentação;
  • Unidade 1 - História da Infância e da Educação Infantil;
  • Unidade 2 - Concepções de Educação Infantil;
  • Unidade 3 - Propostas Curriculares na Educação Infantil;
  • Unidade 4 - Organização do Trabalho Pedagógico;
  • Unidade 5 - Brincadeira na Educação Infantil;
  • Unidade 6 - Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil; 

Duração

36 horas

Investimento

R$ 570,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins