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Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização

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APRESENTAÇÃO

Iniciaremos a disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização, que objetiva proporcionar uma reflexão sobre a concepção de alfabetização e letramento, bem como os processos metodológicos do ler e escrever alicerçados à função social e à prática pedagógica na alfabetização.
A reflexão trará o foco para importância do profissional da alfabetização ter a consciência de que saber escolher o método de ensino, o conteúdo, as metodologias e práticas pedagógicas deve ser determinado a partir do cognitivo dos alunos e do significado do letramento no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Nesse sentido, refletir, conhecer e estudar sobre as metodologias no processo educativo da alfabetização é fundamental para que qualquer professor inserido na educação – seja infantil ou de jovens e adultos, uma vez que o sucesso da alfabetização do aprendiz refere-se à formação de bons leitores e produtores de textos – saiba utilizar adequadamente os conhecimentos do sistema alfabético e ortográfico da escrita.
Nessa premissa, é importante que você tenha o conhecimento sobre como organizar o trabalho, de maneira que a leitura e a escrita sejam trabalhadas ao mesmo tempo no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, alfabetizar e, ao mesmo tempo, letrar. Por outro lado, é fundamental que o alfabetizador trace estratégias de ensino, sendo necessário conhecer a variedade de métodos que lhe permitam organizar o seu trabalho de forma ajustada com a organização do trabalho da escola, como um todo. Ou seja, o ambiente alfabetizador deve construir o uso dos recursos didáticos para a educação de crianças, jovens e adultos, a partir das práticas sociais da leitura e da escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Discuta sobre a concepção de alfabetização e letramento.
  • Analise o processo de leitura e escrita na alfabetização.
  • Identifique o sistema de produção de texto na alfabetização.
  • Descreva a importância da oralidade e da escrita no processo inicial da alfabetização.
  • Discuta o processo de alfabetização para a educação de jovens e adultos.
  • Identifique as possíveis práticas de alfabetização no contexto escolar.

EMENTA

  • Concepção de alfabetização.
  • A natureza simbólica da linguagem.
  • O universo do adulto analfabeto: seus valores, suas crenças, seus sentimentos, suas concepções sobre o mundo, suas representações sociais, sua experiência no mundo do trabalho, sua cultura.
  • As hipóteses dos alunos ao processo de aprender e sobre conhecimento.
  • O texto (oral e escrito) enquanto unidade de significação.
  • Encaminhamentos metodológicos: ler e escrever e a função social da escrita.
  • A questão da letra.
  • A questão da motricidade.
  • O trabalho com o texto.
  • A prática de leitura. A prática de produção de texto.
  • A prática de análise linguística.
  • As variedades linguísticas.
  • A avaliação na alfabetização.
  • O processo histórico da alfabetização de jovens e adultos.
  • As relações entre analfabetismo, cidadania e sufrágio nas constituições brasileiras.
  • Os mecanismos de exclusão da escola pública.
  • O ler e o escrever como bens sociais.
  • Os métodos de alfabetização de jovens e adultos.
  • O ambiente alfabetizador. 
  • As práticas de alfabetização de jovens e adultos.
  • Construção e uso dos recursos didáticos.
  • A lógica da inclusão e as práticas emancipadoras de alfabetização de jovens e adultos.

CARGA HORÁRIA

  • 36 horas

  • Apresentação;
  • Unidade 1 - A Concepção de Alfabetização e Letramento;
  • Unidade 2 - A Oralidade e a Escrita no Processo de Alfabetização;
  • Unidade 3 - A Leitura no Processo de Alfabetização;
  • Unidade 4 - Alfabetização e Produção de Texto;
  • Unidade 5 - Alfabetização de Jovens e Adultos;
  • Unidade 6 - As Diferentes Práticas de Alfabetização; 

Duração

36 horas

Investimento

R$ 580,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins