A partir deste conteúdo objetivamos proporcionar uma reflexão sobre a gestão democrática
na escola pública e escola privada, de modo a apresentar a formação e valorização do magistério,
bem como o papel do gestor escolar, que deve administrar o ensino de maneira que a comunicação e o diálogo
do conhecimento estejam presentes na prática pedagógica do professor.
Vale destacar que a gestão democrática está inserida na Constituição da República
Federativa do Brasil de 1988 como um princípio da educação nacional em que designa a liberdade, gratuidade,
obrigatoriedade, igualdade e gestão democrática para o ensino público e privado no país, que são
determinadas por meio de leis normativas complementares, como a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB),
n° 9.394/96, que regulamenta e estabelece as diretrizes e base de ensino nacional brasileiro.
No entanto, é de fundamental importância que o educador, o gestor escolar, os pais, os alunos, os funcionários
da escola, enfim, os diversos segmentos da comunidade escolar, reflitam de maneira conjunta sobre as diretrizes político-administrativas
da escola, visando a melhorias, análises em projetos pedagógicos de ensino, bem como propondo o funcionamento
efetivo da gestão democrática, que requer um trabalho participativo nos processos políticos e pedagógicos,
administrativos e financeiros, o que ocorre por meio de implementação de colegiados e/ou conselhos nas escolas.
Nesse sentido, é importante que você tenha o conhecimento sobre os conceitos e funções da
gestão democrática escolar, bem como reconheça que a inserção efetiva e participativa de
toda a comunidade escolar é essencial para a consolidação de um projeto político-pedagógico
que visa ao desenvolvimento do trabalho escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esperamos que até o final da disciplina você:
Refletir sobre a concepção e as funções da gestão democrática escolar.
Analisar a importância da gestão democrática nas escolas pública e privada.
Identificar o papel do gestor escolar dentro da gestão democrática.
Explicar a teoria de Paulo Freire sobre a gestão participativa.
Discutir a função do conselho e colegiados para uma educação de qualidade.
Identificar os fatores determinantes para cultura organizacional escolar
EMENTA
Gestão Democrática na Escola Pública e Privada.
Gestão Compartilhada.
Formação e valorização do Magistério.
O sujeito que será escolarizado.
O sujeito é escolarizado.
Qualidade da Educação.
Mapa do Analfabetismo no Brasil.
Diálogo sobre o conhecimento.
O clima e a cultura da escola como fatores determinantes da gestão escolar.
CARGA HORÁRIA
36 horas
Apresentação;
Unidade 1 - Gestão Democrática Escolar: Concepções e Funções;
Unidade 2 - Gestão Democrática nas Escolas Públicas e Privadas;
Unidade 3 - O Papel do Gestor Escolar;
Unidade 4 - Gestão Participativa e Paulo Freire;
Unidade 5 - Conselho Escolar e Educação de Qualidade;
Unidade 6 - Cultura Organizacional Escolar: Fatores Determinantes;
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