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Gestão Democrática da Educação

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APRESENTAÇÃO

A partir deste conteúdo objetivamos proporcionar uma reflexão sobre a gestão democrática na escola pública e escola privada, de modo a apresentar a formação e valorização do magistério, bem como o papel do gestor escolar, que deve administrar o ensino de maneira que a comunicação e o diálogo do conhecimento estejam presentes na prática pedagógica do professor.
Vale destacar que a gestão democrática está inserida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 como um princípio da educação nacional em que designa a liberdade, gratuidade, obrigatoriedade, igualdade e gestão democrática para o ensino público e privado no país, que são determinadas por meio de leis normativas complementares, como a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), n° 9.394/96, que regulamenta e estabelece as diretrizes e base de ensino nacional brasileiro.
No entanto, é de fundamental importância que o educador, o gestor escolar, os pais, os alunos, os funcionários da escola, enfim, os diversos segmentos da comunidade escolar, reflitam de maneira conjunta sobre as diretrizes político-administrativas da escola, visando a melhorias, análises em projetos pedagógicos de ensino, bem como propondo o funcionamento efetivo da gestão democrática, que requer um trabalho participativo nos processos políticos e pedagógicos, administrativos e financeiros, o que ocorre por meio de implementação de colegiados e/ou conselhos nas escolas.
Nesse sentido, é importante que você tenha o conhecimento sobre os conceitos e funções da gestão democrática escolar, bem como reconheça que a inserção efetiva e participativa de toda a comunidade escolar é essencial para a consolidação de um projeto político-pedagógico que visa ao desenvolvimento do trabalho escolar. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Esperamos que até o final da disciplina você:
  • Refletir sobre a concepção e as funções da gestão democrática escolar.
  • Analisar a importância da gestão democrática nas escolas pública e privada.
  • Identificar o papel do gestor escolar dentro da gestão democrática.
  • Explicar a teoria de Paulo Freire sobre a gestão participativa.
  • Discutir a função do conselho e colegiados para uma educação de qualidade.
  • Identificar os fatores determinantes para cultura organizacional escolar

EMENTA

  • Gestão Democrática na Escola Pública e Privada.
  • Gestão Compartilhada.
  • Formação e valorização do Magistério.
  • O sujeito que será escolarizado.
  • O sujeito é escolarizado.
  • Qualidade da Educação.
  • Mapa do Analfabetismo no Brasil.
  • Diálogo sobre o conhecimento.
  • O clima e a cultura da escola como fatores determinantes da gestão escolar.

CARGA HORÁRIA

  • 36 horas

  • Apresentação;
  • Unidade 1 - Gestão Democrática Escolar: Concepções e Funções;
  • Unidade 2 - Gestão Democrática nas Escolas Públicas e Privadas;
  • Unidade 3 - O Papel do Gestor Escolar;
  • Unidade 4 - Gestão Participativa e Paulo Freire;
  • Unidade 5 - Conselho Escolar e Educação de Qualidade;
  • Unidade 6 - Cultura Organizacional Escolar: Fatores Determinantes; 

Duração

36 horas

Investimento

R$ 580,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins