Especialização

Gestão Educacional

voltar

O CURSO

O curso propõe a composição de saberes e conhecimentos sobre gestão e formação administrativa escolar visando o planejamento, supervisão e gerenciamento da instituição educacional. Cotidiano escolar e cultura organizacional no contexto sociopolítico-cultural.

OBJETIVOS

Relacionar as informações sobre a estrutura do sistema educacional brasileiro, as formas de gestão, as políticas e programas, a legislação e a cultura organizacional

DISCIPLINA

Apresentação;
Unidade 1 - Política Social;
Unidade 2 - Estado, Políticas Públicas e Educação;
Unidade 3 - O que é Educação;
Unidade 4 - A Educação nas Constituições Brasileiras;
Unidade 5 - Serviço Social na Educação;
Unidade 6 - Dimensões que Particularizam a Inserção dos/as Assistentes Sociais na Política de Educação;

Unidade 01 – Conceituação e contextualização dos direitos humanos
Unidade 02 – Cidadania: sua origem e importância em sociedade
Unidade 03 – Análise de algumas tipologias clássicas de direitos humanos
Unidade 04 – Direitos humanos e cidadania no Brasil
Unidade 05 – Cidadania e desigualdade social
Unidade 06 – Vetores contemporâneos para a discussão da cidadania

Unidade 01 – Gestão Democrática Escolar – Concepções e Funções
Unidade 02 – Gestão Democrática nas Escolas Públicas e Privadas
Unidade 03 – O Papel do Gestor Escolar
Unidade 04 – Gestão participativa e Paulo Freire
Unidade 05 – Conselho Escolar e Educação de Qualidade
Unidade 06 – Cultura Organizacional Escolar: Fatores Determinantes

Unidade 01 – Métodos e Metodologias na Prática Pedagógica
Unidade 02 – Metodologias Ativas
Unidade 03 – Cotidiano Escolar
Unidade 04 – O papel do Professor como Pesquisador no Processo Educativo
Unidade 05 – Concepções Pedagógicas
Unidade 06 – Pesquisa e Educação

1.O Cotidiano Escolar Contemporâneo (Unidade 1)
1.1.APRESENTAÇÃO DA UNIDADE
1.1.1.OBJETIVOS DA UNIDADE
1.2.O COTIDIANO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
1.3.RESUMO                                                                                          

2.Projeto Político-pedagógico e o Regimento (Unidade 2)
2.1.APRESENTAÇÃO DA UNIDADE
2.1.1.OBJETIVOS DA UNIDADE
2.2.PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E O REGIMENTO
2.3.RESUMO                                                                                

3.Instâncias Colegiadas (Unidade 3)
3.1.APRESENTAÇÃO DA UNIDADE
3.1.1.OBJETIVOS DA UNIDADE
3.2.CONSELHO DE CLASSE
3.3.GRÊMIO ESTUDANTIL
3.4.CONSELHO ESCOLAR
3.4.1.BASE LEGAL DO CONSELHO ESCOLAR
3.4.2.OBJETIVOS DO CONSELHO ESCOLAR
3.4.3.FUNÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR
3.4.4.COMPOSIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR
3.4.5.ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR
3.4.6.PERFIL DO CONSELHEIRO
3.4.7.IMPORTÂNCIA DO CONSELHO ESCOLAR PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA
3.5.RESUMO                                                                                  

4.Relação entre Escola e Comunidade (Unidade 4)
4.1.APRESENTAÇÃO DA UNIDADE
4.1.1.OBJETIVOS DA UNIDADE
4.2.RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE
4.3.RESUMO                                                                                              

5.O Papel do Diretor na Gestão Democrática (Unidade 5)
5.1.APRESENTAÇÃO DA UNIDADE
5.1.1.OBJETIVOS DA UNIDADE
5.2.O PAPEL DO DIRETOR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
5.3.RESUMO

Unidade 01: A sociologia como campo de estudo 
Unidade 02: Postulado teórico da sociologia
Unidade 03: As relações étnico-raciais na construção sociedade brasileira
Unidade 04: A questão racial no Brasil contemporâneo
Unidade 05: O histórico dos direitos humanos no cenário mundial e nacional
Unidade 06: Direitos humanos para quem?

Unidade 01 – Transformações no ambiente mundial e a crise do Estado
Unidade 02 – Stakeholders na gestão pública
Unidade 03 – Planejamento de programas e projetos de políticas públicas
Unidade 04 – Planejamento de políticas públicas
Unidade 05 – Estado, mercado e sociedade civil no desenvolvimento social
Unidade 06 – Indicadores de desenvolvimento

DISCIPLINAS ELETIVAS

Unidade 01 – Didática, concepções de educação e avaliação
Unidade 02 – Prática educativa e seus elementos essenciais
Unidade 03 – Planejamento da ação didática
Unidade 04 – Avaliação educacional: fundamentos, lógicas e funções
Unidade 05 – Avaliação na prática e seus instrumentos
Unidade 06 – Avaliação e fracasso escolar

Unidade 01: Contexto empreendedorismo
Unidade 02: Inovação
Unidade 03: Empreendedorismo social
Unidade 04: Avaliação de oportunidades mercadológicas
Unidade 05: Plano de negócio
Unidade 06: Startups

Unidade 01 – Aspectos antropológicos da conduta social, a condição humana, personalidade e caráter
Unidade 02 – Conceituação básica da cultura, formação da cultura nacional
Unidade 03 – Elementos que compõem a cultura nas organizações, cultura e seus aspectos simbólicos na organização, politização do conceito de cultura organizacional
Unidade 04 – Métodos de identificação da cultura organizacional, possibilidades de gerenciamento da cultura organizacional
Unidade 05 – Clima organizacional, o que faz um bom clima organizacional
Unidade 06 – Mudança organizacional na perspectiva cultural

1.O Contexto Histórico da Didática (Unidade 1)
1.1.Apresentação da Unidade
1.2.O contexto histórico da didática
1.3.Principais pensadores                                                                  

2.A Didática e Seus Campos de Atuação (Unidade 2)
2.1.Apresentação da Unidade
2.2.Didática e o processo de ensino
2.3.A ação didática
2.4.Currículo
2.5.Método                                                                                 

3.Didática Contribuindo com a Aprendizagem (Unidade 3)
3.1.Apresentação da Unidade
3.2.O processo de aprendizagem
3.3.Tipos de conteúdos de aprendizagem                                    

4.Avaliação do Ensino Aprendizagem (Unidade 4)
4.1.Apresentação da Unidade
4.2.Processo de avaliação
4.3.Analises sobre a prática da avaliação escolar
4.4.A avaliação classificatória e suas implicações na aprendizagem educacional escolar
4.5.A questão do erro na avaliação escolar
4.6.A avaliação educacional escolar e a necessidade de discussão de regras
4.7.A progressão continuada – como avaliar?
4.8.Avaliação formativa ou mediadora                                  

5.Planejamento do Processo de Ensino Aprendizagem (Unidade 5)
5.1.Apresentação da Unidade
5.2.Planejamento da educação
5.3.Mitos do planejamento
5.4.Como atribuir sentido para o conceito de planejamento?
5.5.Funções do planejamento
5.6.Planejamento no desenvolvimento de competências
5.7.Outras considerações sobre o planejamento educacional
5.8.Quando deve ser acontecer a reunião para planejamento e replanejamento?
5.9.Construção do planejamento global da escola
5.10.Quem pode participar da elaboração do plano escolar?
5.11.O plano de ensino
5.12.O planejamento para a sala de aula
5.13.Os projetos pedagógicos                                                          

6.A Didática Atual e Real (Unidade 6)
6.1.Apresentação da Unidade
6.2.A didática atual
6.3.Abordagem sistêmica
6.4.Abordagem progressista
6.5.Ensino com pesquisa
6.6.REFERÊNCIAS

Unidade 01 – História da infância e da educação infantil
Unidade 02 – Concepções de Educação Infantil
Unidade 03 – Propostas curriculares na Educação Infantil
Unidade 04 – Organização do trabalho pedagógico
Unidade 05 – Brincadeira na Educação Infantil
Unidade 06 – Avaliação da aprendizagem na educação infantil
Unidade 01: Dificuldades de aprendizagem e fracasso escolar
Unidade 02: Teorias das dificuldades de aprendizagem
Unidade 03: Transtornos e distúrbios das dificuldades de aprendizagem
Unidade 04: Características das dificuldades de aprendizagem e os aspectos socioculturais
Unidade 05: Identificação das dificuldades de aprendizagem
Unidade 06: Intervenções para as dificuldades de aprendizagem

DISCIPLINAS OPTATIVAS 

  • Educação 4.0: o que devemos esperar - 12h
  • Avaliação: Aspectos Institucionais e da Aprendizagem - 12h
  • Financiamento educacional e inadimplência - 12h

AS FACULDADES DA INDÚSTRIA

  • As Faculdades da Indústria contam com completa infraestrutura, o que inclui laboratórios equipados e bibliotecas virtuais e físicas atualizadas. O corpo docente é composto por profissionais atuantes e de referências em suas áreas de atuação. Possui sólidas parcerias internacionais com instituições que são referência em inovação e gestão, como a Steinbeis University Berlin.
  • Faz parte do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), o que significa que está totalmente alinhada à realidade e às necessidades do setor, que reconhece sua expertise.
  • Por ser parte do Sistema Fiep, está alinhada com os Observatórios do Sistema Fiep, que realiza estudos e pesquisas referentes aos diversos setores produtivos do estado do Paraná.

PARA FAZER SUA MATRÍCULA

Todos os cursos das Faculdades da Indústria estão em permanente atualização, pois, alinham-se às diretrizes dos cenários profissionais, em constante transformação. Assim, alguns cursos podem ter suas matrizes curriculares readequadas de acordo com as demandas de mercado.

Para se matricular, será necessária a seguinte documentação*:

  • Documento oficial de identidade;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atual (últimos 30 dias);
  • Diploma ou histórico de graduação.

*Apresentar documentação original ou fotocópia autenticada.

Alguns cursos poderão ser cancelados em caso fortuito e de força maior. Em caso de cancelamento do curso escolhido, o estudante poderá optar por outro curso. Não havendo interesse por parte do estudante, as Faculdades da Indústria realizam a devolução da importância paga na inscrição no processo seletivo/curso de pós-graduação.

Duração

360 horas

Investimento

18 x R$ 99,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins