Especialização

Gestão Empresarial

voltar

O CURSO

O curso propõe a composição de saberes e conhecimentos sobre a gestão de custos e mercados. A compreensão de cenários econômicos, políticas e mercado empresarial. Análise financeira e gerencial. Legislação direito empresarial e administrativo.

OBJETIVOS

Ampliar os conhecimentos sobre setor e na corporação na qual atua, por meio da compreensão de conceitos que envolvem cenários econômicos, políticas e mercado empresarial. Análise financeira e gerencial. Legislação direito empresarial e administrativo.

DISCIPLINAS

 

Disciplinas

CH

Badges

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

36

N

Unidade 01 – Aspectos da Economia Brasileira e Conceitos Básicos

Unidade 02 – Políticas Econômicas – Aspectos e Instrumentos

Unidade 03 – Brasil do Século XX: Alguns Fatos que Nos Fizeram Chegar até Aqui

Unidade 04 – Planos Econômicos tentativa e Erros

Unidade 05 – Estabilização Econômica Brasileira

Unidade 06 – Globalização e a Economia regional: uma dualidade do mercado

 

 

POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

36

N

Unidade 01 – Desenvolvimento Econômico: Histórico e conceitos iniciais
Unidade 02 – Teorias do Desenvolvimento Econômico
Unidade 03 – A CEPAL e o desenvolvimento da América Latina
Unidade 04 – Formas de mensuração do Desenvolvimento Econômico
Unidade 05 – Políticas e medidas de Desenvolvimento Econômico
Unidade 06 – Projeção e análise de índices para finalização de políticas públicas

 

 

INTRODUÇÃO À ECONOMIA POLÍTICA

36

N

Unidade 01 – O que é política?
Unidade 02 – Política e teoria política: do passado ao presente
Unidade 03 – Os objetos da Ciência Política
Unidade 04 – Estado Moderno
Unidade 05 – O Poder Político
Unidade 06 – Conceitos Fundamentais na Política

 

 

FINANÇAS EMPRESARIAIS

36

B

Unidade 01 – Introdução aos Problemas de Decisão e Gestão Financeira da Empresa

Unidade 02 – Ambiente Operacional Externo à Empresa

Unidade 03 – Análise de Risco e Retorno

Unidade 04 – Avaliação de Títulos e Ações

Unidade 05 – Técnicas de Fluxo de Caixa, Orçamento de Capital e Tomada de Decisão

Unidade 06 – Decisões de Financiamento

 

 

ANÁLISE FINANCEIRA E GERENCIAL

36

B

Unidade 01 – Introdução à análise financeira e gerencial
Unidade 02 – Apuração de custos
Unidade 03 – Sistema de custeio
Unidade 04 – Controle de custos
Unidade 05 – Implantação de sistema de custos
Unidade 06 – Gestão de custos e resultados financeiros

 

 

GESTÃO DE MERCADO

36

B

Unidade 01 – Diferenciação e posicionamento de mercado
Unidade 02 – Conquistando Mercados
Unidade 03 – Setores industriais e empresariais
Unidade 04 – Desenvolvimento de novos produtos
Unidade 05 – Comunicação integrada de marketing
Unidade 06 – Gerenciamento de marca

 

 

GESTÃO FINANCEIRA

36

B

Unidade 01 – Planejamento financeiro – orçamento de caixa
Unidade 02 – Capital Circulante Líquido (CCL) e financiamento de curto prazo
Unidade 03 – Gestão de estoque e títulos negociáveis
Unidade 04 – Orçamento de capital e avaliação de investimentos
Unidade 05 – Custo de capital: conceitos e aplicações
Unidade 06 – O Ambiente externo e aspectos de administração financeira internacional

 

 

ELETIVA 1

 

 

ELETIVA 2

 

 

ELETIVA 3

 

 

TOTAL                                

360 H

 

 

DISCIPLINAS ELETIVAS/FLEX - Disciplinas Eletivas/Flexíveis

DISCIPLINAS ELETIVAS/FLEX para seleção dos estudantes.

Dessas disciplinas, os estudantes selecionarão as 3 eletivas para compor a matriz

 

 

 

NOÇÕES DE DIREITO

36

B

Apresentação; Unidade 1 - Noções de Direito; Unidade 2 - Direito Constitucional e Direitos Humanos; Unidade 3 - Direito Administrativo e Legislação Especial da Administração; Unidade 4 - Direito Civil e Direito do Consumidor; Unidade 5 - Direito do Trabalho; Unidade 6 - Direito Internacional e Direito Ambiental;

 

 

DIREITO EMPRESARIAL

36

N

Unidade 01 – Empresa e empresário comercial: comerciante individual
Unidade 02 – Tipos societários
Unidade 03 – Sociedade Limitada: conceito
Unidade 04 – Sociedade Anônima
Unidade 05 – Propriedades imaterial, intelectual e industrial
Unidade 06 – Relações entre sociedades.

 

 

DIREITO ADMINISTRATIVO

36

B

Unidade 01: Direito Administrativo: conceito, campo de aplicação, suas fontes e relação com demais campos do Direito
Unidade 02: Princípios Constitucionais do Direito Administrativo
Unidade 03: Administração Pública: relações de Direito Administrativo, regime jurídico-administrativo, poderes administrativos, organização administrativa e órgãos administrativos
Unidade 04: Atos administrativos, Intervenção na Propriedade Privada, Concursos Públicos e Cotas Raciais
Unidade 05: Noções de Direito Ambiental
Unidade 06: Direitos Humanos e Cidadania

 

 

PESQUISA DE MERCADO

36

 

Unidade 01: A pesquisa de mercado e o ambiente
Unidade 02: Planejando uma pesquisa de mercado
Unidade 03: Técnicas e aplicação da pesquisa de marketing
Unidade 04: Técnicas de interpretação dos dados da pesquisa de marketing
Unidade 05: Relatório final da pesquisa de marketing
Unidade 06: Comunicação integrada de marketing

 

 

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

36

 

Unidade 01 – Metodologia de pesquisa quantitativa aplicada
Unidade 02 – Estatística Descritiva
Unidade 03 – Noções de Probabilidade
Unidade 04 – Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Distribuição de Probabilidade. Valor esperado e variância
Unidade 05 – Intervalo de Confiança e Teste de Hipóteses
Unidade 06 – Análise de Correlação e Regressão

 

 

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

36

 

Apresentação; Unidade 1 - Introdução à Administração; Unidade 2 - Teorias da Administração; Unidade 3 - Processo Administrativo; Unidade 4 - Processo Administrativo - Direção e Controle; Unidade 5 - Planejamento Estratégico; Unidade 6 - Cultura Organizacional;

 

 

Disciplinas 12 horas/optativas

 

 

Analisando dados estatísticos

12

 

Compliance e Eficiência Empresarial

12

 

Planejar para empreender! Plano de negócios e Modelo de negócios

12

 

Duração

12 horas

Investimento

R$ 285,00

Unidades

  • Amazonas
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná