Cursos Modulares

O que um gestor precisa saber sobre didática

voltar

OBJETIVO

Compreender o lugar da didática na formação do professor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • A constituição teórica, histórica e política do campo de estudo da Didática;
  • A relação entre teoria e prática na atividade pedagógica;
  • A apropriação do conteúdo nas relações de aprendizagem.

    PERGUNTA-CHAVE

    O que é Didática?

    EMENTA
    • A constituição teórica, histórica e política do campo de estudo da Didática;
    • A relação entre teoria e prática na atividade pedagógica;
    • A apropriação do conteúdo nas relações de aprendizagem.

      CARGA HORÁRIA

      12 horas

      • 1 A constituição teórica, histórica e política do campo de estudo da Didática
      • 1.1 1972 – pós-64 a educação passa a ser vista como prioridade, como fator de desenvolvimento e investimento individual e social
      • 1.2 1982 – Abertura pós-ditadura – necessidade em formar educadores críticos
      • 1.3 1985 a 1988 – Dimensão política do ato pedagógico
      • 1.4 1989 a 1993 – Organização do trabalho na escola
      • 1.5 1994 a 2000 – Produção e sistematização coletivas de conhecimento
      • 1.6 A escola como mecanismo de ascensão social
      • 1.7 A escola como espaço de confronto e convivência da diversidade humana
      • 1.8 O princípio da laicidade
      • 2  A relação entre teoria e prática na atividade pedagógica
      • 2.1 A intencionalidade educacional e a escolha do caminho (método)
      • 2.2 As formas e práticas de interação: transmissão-assimilação, aprender a aprender, aprender a fazer e sistematização coletiva do conhecimento
      • 3 A apropriação do conteúdo nas relações de aprendizagem
      • 3.1 Relação dos professores e alunos com os conteúdos a serem ensinados e aprendidos em sala de aula
      • 3.2 Práticas de interação entre professores e alunos pautadas na sistematização coletiva do conhecimento
      • 3.3 A troca de saberes agrega valores não só para quem está na escola, mas também para a sociedade envolvida no processo educacional

      METODOLOGIA DE ENSINO

      • Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
      • Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial

      Duração

      12 horas

      Investimento

      R$190,00

      Unidades

    • Alagoas
    • Amazonas
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Espírito Santo
    • Goiás
    • Paraná
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Norte
    • Roraima
    • São Paulo
    • Sergipe
    • Tocantins