Cursos Modulares

Organização, Sistemas e Métodos

voltar

APRESENTAÇÃO

Nesta disciplina, apresentaremos a você os conteúdos básicos relativos aos tipos de estratégia, assim como a análise organizacional e os critérios e levantamento de informações em uma organização. Você verá como os tipos de estratégia de atuação na gestão e análise organizacional contribuem no processo de resolução de problemas e na busca de soluções para a melhoria dos resultados econômicos das instituições. Conhecerá também os conteúdos básicos relativos ao layout. Entenderá que as mudanças que ocorrem nas organizações têm efeito direto no layout das instalações.
Além disso, entenderá o conceito de processo, tanto para produto quanto para serviço e, após esse entendimento, será conceituados planejamento e análise de processo, para que você possa compreender a diferença entre eles.
Apresentaremos a você o conceito de fluxograma de processo e os símbolos comumente usados para fazê-lo. O conceito de documentação e seus desdobramentos serão estudados na disciplina, bem como os tipos de documentos que podem ser utilizados nos processos produtivos. A divisão do trabalho e seus desdobramentos serão apresentados, junto com as vantagens e desvantagens em diferentes situações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Explique o conceito de estratégia
  • Identifique os tipos de estratégias.
  • Analise o ambiente organizacional.
  • Identifique o critério para levantamento de informações nas organizações.
  • Explique o conceito de layout.
  • Identifique os tipos de layout.
  • Explique o conceito de processo.
  • Defina a análise de processo.
  • Identifique planejamento e análise de processo.
  • Defina documentação.
  • Identifique tipos de documentos.
  • Defina divisão do trabalho.
  • Identifique divisão do trabalho e especialização.
  • Identifique tipos de sistemas de informação organizacional.

EMENTA

  • As estratégias de atuação na gestão e análises organizacionais.
  • Os instrumentos de levantamento de informações.
  • O estudo de layout.
  • Análises de processos por meio de fluxogramas.
  • Análise de distribuição de trabalho.
  • Análise de desenho de formulários.
  • Elaboração, estrutura e uso de manuais.
  • Formulação e análise de estruturas com uso de organogramas.
  • Mudanças estruturais nas organizações.
  • Sistemas de informações organizacionais.
  • Arquitetura organizacional.

CARGA HORÁRIA

  • 36 horas

  • Apresentação;
  • Unidade 1 - Estratégia e Análise Organizacional;
  • Unidade 2 - LAYOUT;
  • Unidade 3 - Planejamento e Análise de Processo;
  • Unidade 4 - Documentação;
  • Unidade 5 - Divisão do Trabalho;
  • Unidade 6 - Sistema de Informação Organizacional; 

Duração

36 horas

Investimento

R$ 570,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins