Cursos Modulares
Os desafios da prática pedagógica no ensino da língua escrita
OBJETIVO
Capacitar o profissional a identificar os problemas relacionados a aprendizagem da língua escrita e tomar atitudes que atue para reduzir ou eliminar tais problemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender o erro como mecanismo de hipótese e aprendizagem da leitura e escrita;
- Conhecer os transtornos de aprendizagem mais recorrentes no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita;
- Identificar problemas nos mecanismos de aprendizagem da leitura e da escrita.
PERGUNTA-CHAVE
- Quais são os principais problemas no processo de aprendizagem de leitura e escrita?
- Erro como mecanismo de hipótese e aprendizagem da leitura e escrita;
- Transtornos de aprendizagem mais recorrentes no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita;
- Norma ortográfica e a avaliação.
CARGA HORÁRIA
12 horas
- 1 Problemas de aprendizagem da leitura e da escrita (parte 1)
- 1.1 O erro construtivo
- 1.2 Os problemas de aprendizagem de leitura e escrita (parte 2)
- 1.3 Transtornos de aprendizagem e alfabetização: dislexia, disgrafia, TDH e TDAH entre outros
- 2 Problemas na aprendizagem da leitura e da escrita
- 2.1 A dificuldade com as letras: fonemas e grafia
- 2.2 Jogos na alfabetização: dominó de palavras, jogo da memória, bingo...
- 2.3 A estruturação do texto
- 2.4 Leitura e interpretação de textos
- 3 A norma ortográfica e a avaliação
- 3.1 A aprendizagem da Ortografia
- 3.2 A dúvida ortográfica
- 3.3.O ambiente alfabetizador
- 3.4 O quê, como e por quê avaliar em alfabetização
- 3.5 A autoavaliação
METODOLOGIA DE ENSINO
- Interagir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Modalidade 100% EAD
- Direcionar o pós-graduando para o desenvolvimento de habilidades e competências visando o relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de problemas – Modalidade Presencial e Semipresencial
Duração
12 horas
Investimento
R$190,00