Especialização

Planejamento e Organização Logística

voltar

O CURSO

O curso propõe a composição de saberes e conhecimentos sobre diferentes áreas de atuação em contexto de gestão, prospectando a implementação e acompanhamento de sistemas de qualidade e organização de processos empresariais. Planejamento estratégico e logística. Gerenciamento de cadeia de suprimentos e operações industriais.

OBJETIVOS

Ampliar os conhecimentos que envolvem planejamento estratégico e logística. Gerenciamento de cadeia de suprimentos e operações industriais.

Unidade 01 – Aspectos antropológicos da conduta social, a condição humana, personalidade e caráter
Unidade 02 – Conceituação básica da cultura, formação da cultura nacional
Unidade 03 – Elementos que compõem a cultura nas organizações, cultura e seus aspectos simbólicos na organização, politização do conceito de cultura organizacional
Unidade 04 – Métodos de identificação da cultura organizacional, possibilidades de gerenciamento da cultura organizacional
Unidade 05 – Clima organizacional, o que faz um bom clima organizacional
Unidade 06 – Mudança organizacional na perspectiva cultural

Unidade 01: A pesquisa de mercado e o ambiente
Unidade 02: Planejando uma pesquisa de mercado
Unidade 03: Técnicas e aplicação da pesquisa de marketing
Unidade 04: Técnicas de interpretação dos dados da pesquisa de marketing
Unidade 05: Relatório final da pesquisa de marketing
Unidade 06: Comunicação integrada de marketing

Unidade 01 – Organização, Sistemas e Métodos: Conceitos
Unidade 02 – Layout
Unidade 03 – Planejamento e Análise de Processo
Unidade 04 – Documentação
Unidade 05 – Divisão do Trabalho
Unidade 06 – Sistema de Informação Organizacional

Unidade 01 – Planejamento de projetos logísticos
Unidade 02 – Análise de mercado
Unidade 03 – Localização e determinação do tamanho de fábricas e armazéns
Unidade 04 – Financiamentos e os quadros de financiamento do projeto logístico
Unidade 05 – Critérios quantitativos de análise econômica de projetos logísticos
Unidade 06 – Teoria das filas e da simulação

Unidade 01: Fundamentos da administração estratégica
Unidade 02: Gestão estratégica
Unidade 03: Planejamento estratégico
Unidade 04: Inteligência competitiva
Unidade 05: Planejamento estratégico: metodologia, etapas e formulação
Unidade 06: Análise de Cenários, modelo SWOT, modelo Porter e BSC (Balanced Score Card)

Unidade 01 – Introdução e Conceitos Fundamentais
Unidade 02 – Projeto: Ciclo, Fases e Escopo
Unidade 03 – Planejamento e desempenho de projetos: recursos, estimativas e controles
Unidade 04 – Áreas foco de gestão
Unidade 05 – Gestão de riscos
Unidade 06 – Aplicação de técnicas para o gerenciamento de projetos

Unidade 01 – Logística e a estratégia global
Unidade 02 – Cadeias e mercados globais
Unidade 03 – Gestão de cadeias globais
Unidade 04 – Custos e riscos em cadeias globais
Unidade 05 – Modais internacionais
Unidade 06 – Tendências para a cadeia de abastecimento

DISCIPLINAS ELETIVAS

Unidade 01 – Evolução do conceito de logística integrada
Unidade 02 – Logística Estratégica e Projeto de Canal de Distribuição
Unidade 03 – Gestão de Estoques e Gerenciamento de Transportes
Unidade 04 – Gerenciamento da Tecnologia de Informações e Sistema de Gestão
Unidade 05 – Custos logísticos e estrutura organizacional
Unidade 06 – Gerenciamento da cadeia de suprimentos e enfoques atuais

Unidade 01 – Cadeia de Suprimentos
Unidade 02 – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Unidade 03 – Demanda
Unidade 04 – Logística de Aquisição
Unidade 05 – Tecnologia de Informação na Cadeia de Suprimentos
Unidade 06 – Logística Enxuta

Unidade 01 – Administração da Produção
Unidade 02 – Principais Funções de uma Organização
Unidade 03 – Tipos de Sistema de Administração da Produção
Unidade 04 – Logística
Unidade 05 – Estoques
Unidade 06 – Política Tecnológica

Apresentação;
Unidade 1 - Evolução do Pensamento Econômico;
Unidade 2 - Oferta, Demanda e Equilíbrio de Mercado;
Unidade 3 - Estruturas de Mercado;
Unidade 4 - O Produto Interno Bruto (PIB);
Unidade 5 - Sistema Monetário e Políticas Macroecômicas;
Unidade 6 - Setor Externo;
Unidade 01 – Comércio internacional
Unidade 02 – Marketing global
Unidade 03 – Análise estratégica e ambiente do marketing internacional
Unidade 04 – Sistema de informação de marketing e pesquisa de mercados internacionais
Unidade 05 – Estratégias comerciais para mercados internacionais
Unidade 06 – Marketing verde
Unidade 01: Contexto empreendedorismo
Unidade 02: Inovação
Unidade 03: Empreendedorismo social
Unidade 04: Avaliação de oportunidades mercadológicas
Unidade 05: Plano de negócio
Unidade 06: Startups

DISCIPLINAS OPTATIVAS 

  • Logística e a movimentação de materiais
  • Tipos e modelos de organizações
  • Tudo que você precisa saber sobre logística reversa

AS FACULDADES DA INDÚSTRIA

  • As Faculdades da Indústria contam com completa infraestrutura, o que inclui laboratórios equipados e bibliotecas virtuais e físicas atualizadas. O corpo docente é composto por profissionais atuantes e de referências em suas áreas de atuação. Possui sólidas parcerias internacionais com instituições que são referência em inovação e gestão, como a Steinbeis University Berlin.
  • Faz parte do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), o que significa que está totalmente alinhada à realidade e às necessidades do setor, que reconhece sua expertise.
  • Por ser parte do Sistema Fiep, está alinhada com os Observatórios do Sistema Fiep, que realiza estudos e pesquisas referentes aos diversos setores produtivos do estado do Paraná.

PARA FAZER SUA MATRÍCULA

Todos os cursos das Faculdades da Indústria estão em permanente atualização, pois, alinham-se às diretrizes dos cenários profissionais, em constante transformação. Assim, alguns cursos podem ter suas matrizes curriculares readequadas de acordo com as demandas de mercado.

Para se matricular, será necessária a seguinte documentação*:

  • Documento oficial de identidade;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atual (últimos 30 dias);
  • Diploma ou histórico de graduação.

*Apresentar documentação original ou fotocópia autenticada.

Alguns cursos poderão ser cancelados em caso fortuito e de força maior. Em caso de cancelamento do curso escolhido, o estudante poderá optar por outro curso. Não havendo interesse por parte do estudante, as Faculdades da Indústria realizam a devolução da importância paga na inscrição no processo seletivo/curso de pós-graduação.

Duração

360 horas

Investimento

18 x R$ 99,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins