Cursos Modulares
Psicologia da Educação
APRESENTAÇÃO
- Esperamos que até o final da disciplina você:
- Identifique as contribuições da Psicologia da Educação ao fenômeno educativo, suas teorias e protocolos e suas diversas formas de aplicação.
- Examine as diversas concepções de desenvolvimento em psicologia e sua contribuição especifica ao fenômeno educativo.
- Analise as contribuições da Psicologia da Educação para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Identifique as relações entre a Psicologia e a Educação e o desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem.
- Analise as diferentes concepções de infância e sua relação com o processo de industrialização. Identifique os processos sócios antropológicos implicados na constituição do projeto de infância, família e escola.
- Identifique as concepções e teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
- Diferencie as abordagens psicológicas e seus constructos teóricos acerca do desenvolvimento da personalidade e da aprendizagem.
EMENTA
- Introdução à Psicologia da Educação.
- Concepções de desenvolvimento: inatismo, ambientalismo e interacionismo.
- O construtivismo, o sócio-interacionismo e a prática pedagógica.
CARGA HORÁRIA
- 36 horas
- Apresentação;
- Unidade 1 - Introdução à Psicologia da Educação e suas Contribuições aos Processos Escolares e Educacionais;
- Unidade 2 - As Concepções Clássicas de Desenvolvimento;
- Unidade 3 - Contribuições das Teorias Psicológicas aos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem;
- Unidade 4 - A Epistemologia Genética de Jean Piaget;
- Unidade 5 - A Epistemologia de Aprendizado de Vygotsky: Sociointeracionismo;
- Unidade 6 - O Sociointeracionismo e a Prática Pedagógica;
Duração
36 horas
Investimento
R$ 570,00