Cursos Modulares

Psicologia da Educação

voltar

APRESENTAÇÃO

Nesta disciplina você entenderá como a Psicologia da Educação contribuiu para a melhor compreensão dos processos de ensinar e aprender. Você poderá acompanhar o desenvolvimento de uma ciência, a psicologia, aplicada a um campo, a educação, bem como as diversas contribuições que vieram de outros campos teóricos como, por exemplo, as teorias do desenvolvimento. Autores como Freud, Piaget, Vygotsky dentre outros serão responsáveis por um significativo aporte teórico tornando os processos educacionais e escolares em um importante ponto de encontro entre duas ciências especiais: a pedagogia e a psicologia. Outro aspecto importante é a localização da infância, da adolescência e da escola no contexto do século XVIII. Longe de ser um processo natural, a ideia de criança tal como a conhecemos hoje derivou de um longo processo de convergências de forças sociais, políticas, jurídicas e econômicas resultando em um ideal de infância na modernidade em torno do qual as noções de família, trabalho e escola se desenvolveram de uma maneira completamente nova. Não é exagero dizer que a infância foi capturada por protocolos em espaços fisicamente e subjetivamente quadriculados objetivando especialmente a ampliação e sofisticação da produtividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Esperamos que até o final da disciplina você:
  • Identifique as contribuições da Psicologia da Educação ao fenômeno educativo, suas teorias e protocolos e suas diversas formas de aplicação.
  • Examine as diversas concepções de desenvolvimento em psicologia e sua contribuição especifica ao fenômeno educativo.
  • Analise as contribuições da Psicologia da Educação para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Identifique as relações entre a Psicologia e a Educação e o desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem.
  • Analise as diferentes concepções de infância e sua relação com o processo de industrialização. Identifique os processos sócios antropológicos implicados na constituição do projeto de infância, família e escola.
  • Identifique as concepções e teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
  • Diferencie as abordagens psicológicas e seus constructos teóricos acerca do desenvolvimento da personalidade e da aprendizagem.

EMENTA

  • Introdução à Psicologia da Educação.
  • Concepções de desenvolvimento: inatismo, ambientalismo e interacionismo.
  • O construtivismo, o sócio-interacionismo e a prática pedagógica.

CARGA HORÁRIA

  • 36 horas

  • Apresentação;
  • Unidade 1 - Introdução à Psicologia da Educação e suas Contribuições aos Processos Escolares e Educacionais;
  • Unidade 2 - As Concepções Clássicas de Desenvolvimento;
  • Unidade 3 - Contribuições das Teorias Psicológicas aos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem;
  • Unidade 4 - A Epistemologia Genética de Jean Piaget;
  • Unidade 5 - A Epistemologia de Aprendizado de Vygotsky: Sociointeracionismo;
  • Unidade 6 - O Sociointeracionismo e a Prática Pedagógica;

Duração

36 horas

Investimento

R$ 580,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins