Cursos Modulares

Transposição Didática

voltar

APRESENTAÇÃO

 A didática não se remete apenas a uma prática de ensino; destina-se também à compreensão da relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo ensinado. Nesse sentido, existe uma mediação didática que procura entender as relações estabelecidas pelo estudante com os objetos do conhecimento por meio da análise das condições do processo de ensino-aprendizagem, bem como as relações que foram estabelecidas para que os objetos de ensino sejam alcançados. É natural o termo didática ser empregado para explicar a relação dicotômica entre o bom e mau professor; além disso, a didática representa a arte de ensinar, de modo especial no ambiente escolar. A palavra didática também permeia os componentes fundamentais do ambiente de aprendizagem, aparecendo em materiais pedagógicos, livros e projetos didáticos, bem como na própria didática do educador – um meio que avalia e qualifica o trabalho do professor em sala de aula. No caso da matemática, não é diferente. A qualidade das relações que se estabelecem durante o ensino-aprendizagem da disciplina é fundamental para a assimilação do conteúdo estudado. Nesse sentido, é importante que todos os profissionais que participam direta ou indiretamente do processo de ensino e aprendizagem se atentem ao fato de que a forma como a matemática é apresentada ao aluno pode favorecer ou dificultar sua aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Ao final desta disciplina, esperamos que você seja capaz de:
  • Recordar as principais características da teoria e prática pedagógica da matemática sob os aspectos da didática da matemática e seus conteúdos de aprendizagem (conceituais, procedimentais e atitudinais).
  • Definir a gestão de sala de aula e seus diversos momentos (em grupos, coletivos e individuais).
  • Enunciar o currículo do ensino fundamental.
  • Definir transposição didática: os saberes disciplinares, pedagógico-disciplinares e curriculares.
  • Apontar as pesquisas sobre ensino-aprendizagem dos diversos conteúdos do ensino fundamental.
  • Relatar e elaborar projetos de trabalho no contexto escolar.
EMENTA
  • A Didática da Matemática.
  • Os conteúdos da aprendizagem: conceituais, procedimentais e atitudinais.
  • A Gestão de sala de aula: os diversos momentos: grupais, coletivos e individuais.
  • O currículo do Ensino Fundamental.
  • A transposição didática: os saberes disciplinares, pedagógicos disciplinares e curriculares.
  • Discussão de textos de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem dos diversos conteúdos do Ens. Fundamental.
  • Os projetos de trabalho na escola.

CARGA HORÁRIA

  • 36 horas

  • Apresentação;
  • Unidade 1 - A Didática da Matemática;
  • Unidade 2 - Os Conteúdos da Aprendizagem;
  • Unidade 3 - A Gestão de Sala de Aula: os Diversos Momentos em Grupos, Coletivos e Individuais;
  • Unidade 4 - O Currículo do Ensino Fundamental;
  • Unidade 5 - A Transposição Didática;
  • Unidade 6 - Discussão de Textos de Pesquisas sobre o Ensino-Aprendizagem dos Diversos Conteúdos do Ensino Fundamental e os Projetos de Trabalho na Escola;

Duração

36 horas

Investimento

R$ 580,00

Unidades

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins