Pós-graduação ensina o modelo finlandês de ensino

Parceria com a University of Helsinki, na Finlândia, habilita professores brasileiros para uma abordagem que promove o protagonismo do aluno

20/09/2021

Inspirado nas estratégias pedagógicas que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo, o Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria, em parceria com a University of Helsinki, na Finlândia, por meio da InterEDTech, está com inscrições abertas para a pós-graduação Star Lessons.

“Essa pós-graduação irá possibilitar formação, conhecimento e prática em relação às soluções educacionais da Finlândia, considerada uma das melhores educações do mundo. Além de colocar o aluno em uma perspectiva mais autônoma, serão abordados temas como o uso de diferentes tecnologias no processo de ensino, a aprendizagem por meio de projetos e resolução de problemas, traduzindo como essas metodologias podem ser utilizadas na sala de aula, em uma perspectiva bem prática, habilitando o docente para o uso de estratégias didáticas e propondo melhoria nos resultados e na qualidade do ensino a partir de uma aprendizagem significativa”, explica Carlos Eduardo Leite Ribeiro, gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep.

Destinada a professores e gestores da Educação Básica de escolas públicas e privadas interessados em aprimorar suas estratégias didáticas com foco na autonomia e na aprendizagem efetiva por parte dos alunos, a pós-graduação Star Lessons irá apresentar 48 estratégias práticas de sala de aula para que professores e educadores desenvolvam as habilidades e competências dos seus alunos e educandos por meio da escuta ativa, metacognição, aprendizagem investigativa e colaborativa, práticas de feedback efetivo e autoavaliação, entre outras, seguindo as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As disciplinas serão ofertadas em modelo de microaprendizagem e contam com vídeos breves, e-books, propostas de reflexão, discussão e aplicação imediata em sala de aula.  O curso também conta com quatro disciplinas elaboradas por professores brasileiros formados na Finlândia que aplicam essas estratégias em todas as regiões do país.

Desenvolvida pela professora Hanne Koli, que participou da elaboração do currículo finlandês junto ao Ministério da Educação do país, a pós-graduação Star Lessons será realizada na modalidade EAD, com carga horária total de 360 horas. O certificado será emitido pelo IEL com selo de chancela da Universidade de Helsinque, na Finlândia, a melhor universidade da Europa na área Educação, especializada em pesquisa e reconhecida internacionalmente por seu ensino, pesquisa e inovação de alta qualidade.

As aulas iniciam no dia 30/09 e as inscrições podem ser realizadas em: pos-star-lessons.faculdadesdaindustria.com.br