Professores das Faculdades da Indústria recebem o Prêmio Pinhão de Ouro 2019

A premiação foi realizada durante o Congresso Internacional de Gestão, Projetos e Liderança

O Project Management Institute (PMI) da região do Paraná (PMI Paraná Chapter) organiza anualmente o “Prêmio Pinhão de Ouro”, para premiar os melhores artigos científicos submetidos nas categorias “empírico” e “teórico”. Neste ano o prêmio teve como escopo as atuações, inovações, metodologias, tecnologias e padrões em projetos do século XXI, em temas como indústria 4.0 (i4.0), internet das coisas (IoT), realidade aumentada, impressão 3D entre vários outros.

No dia 4 de novembro, durante o Congresso Internacional de Gestão, Projetos e Liderança (CIGPL 2019, organizado pelo PMI) foi realizada a premiação, na qual os professores Marcos Alfred Brehm e Rafaela Scaciota Simões da Silva, do curso de graduação em Tecnologia em Automação Industrial das Faculdades da Indústria unidade Senai CIC, foram premiados na categoria “teórico” e receberam uma placa simbólica.

O artigo premiado, intitulado “O controlador lógico programável (CLP) sob licença de hardware livre: O futuro dos projetos de automação industrial?” (disponível neste link), apresenta iniciativas que desenvolveram controladores lógicos programáveis (CLPs) para aplicações industriais a partir de plataformas de Hardware Livre. Estas plataformas já foram tema de outro artigo desenvolvido pelo professor Marcos Brehm sob coautoria do professor José Edmilson Souza-Lima (PPGMADE/UFPR) e do advogado Felipe Christoforo Mongruel, intitulado "Cultura do Código Livre e direito de acesso a uma tecnociência alternativa" (publicado em 2014 e disponível neste link), que indaga acerca das possibilidades dos sistemas de hardware livre como emergências de uma tecnociência alternativa.

Nesta mesma edição do prêmio, o professor Marcos Brehm também foi autor de mais um artigo finalista, desta vez na categoria “empírico”, intitulado “Por onde começar? Estudo de caso de medição de índice de maturidade “i4.0” em uma indústria de tecnologia eletrônica” (que pode ser baixado neste link), escrito sob coautoria dos professores Fernando do Rego Barros Filho (FARESC) e pelo professor Carlos Henrique Coimbra Araújo (UFPR). O trabalho é um estudo de caso que contemplou a implementação de uma metodologia alemã de medição de maturidade em relação a capacidades associadas à indústria 4.0 (i4.0) em uma indústria na área de desenvolvimento de sistemas eletrônicos, que é basicamente o resumo de um dos capítulos da sua tese de doutorado no Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (PPGMADE/UFPR), que tratará da relação entre i4.0 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O artigo foi publicado pelo PMI e os autores receberam um certificado de finalista.

“É com grande satisfação que as equipes de coordenação dos cursos de graduação das Faculdades da Indústria da unidade Senai CIC, especificamente de coordenação do curso de graduação em Tecnologia em Automação Industrial parabenizam os professores Marcos e Rafaela pela conquista, e também avisam que já estão providenciando uma prateleira maior para guardar todos os próximos prêmios de toda a sua equipe em 2020” comemora o coordenador do curso, Welder Siena.